Início > Receitas > Gnocchis de abóbora com molho de sálvia
print

Gnocchis de abóbora com molho de sálvia

Leve ao forno e ao micro-ondas sem sujar demasiado

Arrisque e prepare os seus próprios gnocchis. Um prato impressionante e saboroso que nunca falha! Além disso, graças ao papel vegetal e aos sacos para forno e micro-ondas da Albal®, evitará sujar a sua cozinha

Ingredientes

Para 4 pessoas
   500 g de abóbora assada
   2 batatas inglesas médias assadas
   150 g de farinha
   1 ovo
   Azeitonas pretas sem caroço
   Pitada de canela
   Pitada de noz moscada
   Pimenta recém-moída
   Sal
   -----------------
   PARA O MOLHO DE SÁLVIA
   ½ litro de caldo de aves
   100 g de manteiga
   8 folhas de sálvia
   80 g de parmesão
Preparação
60 minutos
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo a passo

1 - Descascamos, retiramos as sementes e cortamos aos pedaços a abóbora. Levamos ao micro-ondas à potência máxima com um pouco de sal e azeite virgem dentro de um saco para forno e micro-ondas da Albal® durante 4 minutos para assá-la.

2 - Quando a abóbora estiver tenrinha, retiramos do micro-ondas, deixamos que arrefeça um pouco e fazemos dela puré com a ajuda de um garfo. Depois, é importante que a deixemos sobre um coador para que solte toda a água. 

3 - Quanto às batatas, devemos escolher a variedade de batata inglesa, as batatas com a textura mais farinhenta e todas do mesmo tamanho. Lavamo-las muito bem, temperamos e envolvemo-las em separado em papel de alumínio da Albal®. Introduzimo-las no forno sobre sal grosso a 180 °C durante 45 minutos ou cozinhamo-las da mesma forma que a abóbora, em sacos para forno e micro-ondas no micro-ondas durante 4 minutos à potência máxima. Assim que estiver cozida e mole, descascamos a batata e passamos pelo passador para puré.

4 - Preparamos a massa dos gnocchis misturando a polpa assada de abóbora, a batata, a farinha peneirada, o ovo, o sal e as especiarias. Misturamos e amassamos bem, acrescentando mais farinha, se for necessário. A massa não deve colar-se às mãos.

5 - Formamos os gnocchis colocando a massa sobre a mesa de trabalho bem polvilhada de farinha. Cortamos a massa em partes e, com elas, vamos fazendo cordões de 2 cm de espessura, no máximo. Para esticá-los, podemos pôr mais farinha, uma vez que ao cortar a massa, estará ligeiramente pegajosa. Quando tenhamos dividido toda a massa em cordões, começamos a cortá-los em pequenos quadrados e, em seguida, com a ajuda de um garfo, damos-lhes a forma de tubinhos e fazemos a fissura caraterística dos gnocchis.

6 - Deixamo-los sobre um tabuleiro coberto de papel vegetal da Albal® para evitar que os gnocchis se colem e polvilhamos um pouco de farinha por cima. Depois, é importante que cubramos o tabuleiro dos gnocchis com película corte fácil ou película aderente com serrilha de corte, para evitar que sequem.

Para o molho de sálvia

1 - Reduzimos o caldo a metade e acrescentamos a manteiga e as folhas de sálvia. Se formos servi-los nesse momento, incorporamos os gnocchis e fervemos durante dois minutos.

2 - Acrescentamos o parmesão e unimos bem o conjunto.

Empratar

Cozemos os gnocchis em água a ferver durante cerca de 1 minuto. Vertemos sobre o molho, aquecemos um segundo e servimos num prato de sopa, com queijo parmesão ralado e azeitonas pretas picadas.

Se não vamos servir no momento

Passamos os gnocchis rapidamente para uma tigela com água e gelo para cortar a cocção, escorremos a água e colocamo-los sobre um tabuleiro que teremos preparado com papel vegetal da Albal®.

Dica

Podemos substituir o molho de sálvia por um molho de queijo.

Iniciativa Save Food da Albal®

Dica SaveFood

Os gnocchis podem ficar congelados durante até 3 meses no congelador em sacos de congelação da Albal®. Além disso, é possível conservá-los no frigorífico durante 2 dias em sacos multiusos Zipper®.

Gnocchis de abóbora com molho de sálvia

Receitas relacionadas

Uma receita exótica para variar os seus menus

Um prato delicioso e suculento que irá certamente repetir

Faça uma receita típica da Suécia e mude a sua rotina