Descongelamento fácil e seguro
Você quase não tem nada sobrando na geladeira? Sem problema, porque você deve ter muitas coisas no freezer. No entanto, lembre-se de que é muito importante descongelar os alimentos com segurança. Aqui estão alguns métodos simples para fazer isso sem riscos e mantendo o melhor sabor.
Compartilhe esta dica com seus amigos:
Germes fora!
Se você quer garantir que seus alimentos congelados fiquem em boas condições, não basta simplesmente congelar os alimentos dentro dos sacos certos. O momento do descongelamento é igualmente importante para manter a segurança.
Por exemplo, descongelar alimentos em temperatura ambiente não é altamente recomendado, pois promove a proliferação de microrganismos e pode tornar os alimentos impróprios para consumo. Para evitar isso, o descongelamento deve ser rápido ou feito em baixa temperatura, como dentro da geladeira a cerca de 4°C.
No entanto, o método mais adequado depende do tipo de comida e de como você vai cozinhá-la depois.
Controle total na geladeira
Esse método funciona muito bem para peças grandes que precisam de cozimento preciso, como uma ronda de vitela que deve ser suculenta por dentro sem secar por fora. Quando você descongela algo na geladeira, a comida recupera sua temperatura de forma uniforme, sem diferenças entre o exterior e o interior. A única desvantagem é que é o método mais lento e pode levar até 24 horas, então é recomendável se organizar com antecedência.
Steam é uma boa alternativa
O vaporizador é uma opção interessante porque não seca os alimentos, algo que pode acontecer no micro-ondas. Ainda assim, assim como no micro-ondas, a comida começa a cozinhar durante o descongelamento. Por isso, esse método é especialmente útil para vegetais que você vai refogar ou finalizar na panela.
E se não descongelarmos?
Em muitos casos, nem é necessário descongelar. Se você estiver cozinhando legumes em panela, pode adicioná-los diretamente congelados ao caldo ou molho. Isso funciona para qualquer receita que seja em fogo baixo e líquido.