Frutas e vegetais sazonais em fevereiro
Descubra quais são as frutas e vegetais da estação em fevereiro e aprenda a escolhê-los e conservá-los para aproveitar o melhor sabor! Com algumas dicas simples, você pode aproveitar sua frescura ao longo do mês e seguir uma dieta mais local, variada e saudável.
Compartilhe esta dica com seus amigos:
Chard: como cozinhar e conservá-las?
Para desfrutar de acelga fresca em bom estado, o ideal é escolher cachos com folhas firmes e verdes intensas, e folhas crocantes, sem áreas marrons.
Para mantê-los frescos em casa, recomendamos mantê-los longe da luz e do excesso de umidade. Lave e escorra bem, embrulhe-os em papel de cozinha e guarde dentro de um saco multiuso com zíper® na gaveta de frigoríficos da geladeira. Dessa forma, eles se manterão frescos por vários dias.
Se quiser congelá-las, refogue-as por alguns minutos na panela ou branque-as brevemente para fixar a cor. Se alguma parte estiver um pouco amarga, você pode adicionar um pouco de limão ou uma pitada de açúcar para amolecer. Depois, coloque-os em um saco hermético Albal Ultra-Zip® para freezer e você terá uma guarnição pronta para uso em omeletes, ovos mexidos ou caçarolas. ®
Cebolas: Dicas de Armazenamento
Ao comprá-los, escolha cebolas firmes, sem brotos e com pele muito seca. Evite aqueles com pontos macios ou áreas úmidas, pois duram menos.
Em casa, guarde-os em um local fresco, seco e ventilado. Uma cesta ou malha funciona muito bem para ter à mão sem que acumulem umidade. Mantenha as batatas longe delas, porque elas aceleram o germinamento.
Depois de descascarem ou cortarem, devem ser guardadas na geladeira. Embrulhe-os bem com filme plástico ou guarde-os em um recipiente hermético para evitar que oxidem e para que não transfiram seu cheiro para outros alimentos.
Cenouras: como armazená-las corretamente?
Cenouras são um alimento básico na culinária do dia a dia: cheias de vitaminas, minerais e fibras, e perfeitas para creches, ensopados, saladas ou refogados. Para sempre tê-los prontos, você pode cozinhar rapidamente alguns minutos em água salgada ou adicioná-los diretamente a qualquer prato que vá cozinhar devagar.
Ao descascar, elas liberam um pouco de umidade, então é recomendável secá-las bem antes de cortá-las para que mantenham melhor a textura. Se quiser evitar que oxidem, pode mergulhá-los por um momento em água com um pouco de vinagre e deixá-los escorrer antes de picá-los.
Laranjas: ideias de conservação
Se você quer ter laranjas sempre à mão, uma boa opção é congelar o suco delas. Você pode espalhar em uma bandeja de cubos ou em um saco de gelo® Albal, permitindo usar porções pequenas quando precisar. Outra ideia é preparar um sorvete caseiro para aproveitar uma sobremesa fresca a qualquer momento.
Sorvete expresso:
1. Despeje 75 cl de suco de laranja e o suco de um limão em um saco de gelo.
2. Coloque o saco no freezer por cerca de duas horas.
3. Triture os cubos junto com 100g de açúcar de confeiteiro e duas claras até ficarem lisas.
4. Armazene o sorvete em um recipiente adequado no freezer.
Dicas para uma conversa ótima entre tubers
Além das batatas e batatas-doces, fevereiro é um bom mês para aproveitar outros vegetais de raiz que normalmente usamos na nossa cozinha diária.
Para mantê-los frescos por mais tempo, guarde-os em um local fresco, seco e bem ventilado. Um saco de papel perfurado dentro da gaveta de legumes da geladeira funciona muito bem, especialmente no caso de batata-doce. No caso das batatas, é melhor mantê-las fora da geladeira, em um lugar escuro e fresco, para evitar que brotem rápido demais.
Se quiser congelá-las, pode escaldá-las por alguns minutos em água fervente antes de armazená-las. Essa etapa ajuda a preservar melhor a textura e o sabor, e evita que escurecam ao descongelar.
Assim, você pode usar seus tubérculos sazonais por mais tempo e sem desperdiçar nada!