Descubra como aproveitar ao máximo a alcachofra: é um vegetal cheio de possibilidades! Aproveite todas as suas partes, do núcleo às folhas, para reduzir o desperdício e preparar receitas deliciosas.
Compartilhe esta dica com seus amigos:
Alcachofra, um vegetal que você pode usar do começo ao fim
Por muito tempo, a alcachofra foi valorizada apenas por seu coração macio, mas esse vegetal oferece muito mais. A alcachofra fornece fibras, minerais e antioxidantes, e tem um sabor muito especial quando cozida calmamente.
As folhas mais tenras podem ser comidas como estão, mergulhadas em um vinagrete caseiro. O coração é delicioso em uma salada quente ou acompanhado por um pouco de tacos de azeite e presunto. Os caules, bem descascados, dão uma textura muito macia a um creme de vegetais ou a um purê caseiro, e até as folhas mais duras podem ser usadas para dar um sabor intenso ao caldo ou também podem ser desidratadas para preparar uma infusão digestiva.
A alcachofra verde e branca é ideal para cozinhar ou cozinhar no vapor, enquanto as variedades verde-roxo são muito saborosas cruas, por exemplo, fatiadas em salada com queijo curado ou presunto. Ao cozinhar alcachofras, embrulhe a parte que não vai usar bem para mantê-la fresca na geladeira por mais tempo.
Alcachofra é um vegetal muito completo. Se você usar inteiro, reduz o desperdício e aproveita todas as suas nuances: desde as folhas mais macias até o coração. É uma opção sazonal que enriquece a culinária diária com sabor e simplicidade!
Variedades e estação
A temporada de alcachofra vai de março a setembro. Dependendo da área onde é cultivada, a alcachofra pode ser verde e branca ou verde e roxa, sendo esta última a variedade mais tenra.
Seleção e armazenamento
Consumo e cozimento
A alcachofra é muito versátil e pode ser consumida crua ou cozida. Além disso, todas as suas partes têm uma função na cozinha.
As variedades verde-brancas geralmente são mais consistentes e muito bem cozidas, seja fervidas, cozidas no vapor ou até mesmo no micro-ondas. Por exemplo, as primeiras folhas e caules adicionam um sabor intenso a um caldo caseiro.
À medida que a alcachofra começa a perder aroma e textura após um dia na geladeira, é recomendável aproveitá-la cedo. Portanto, aqui estão alguns truques simples para que você possa aproveitá-la de forma prática, rápida e saudável.
Alcachofras verde-brancas são muito saborosas quando cozidas: geralmente precisam de cerca de 25 minutos em água fervente ou cerca de 10 minutos cozidas no vapor ou no micro-ondas. Alcachofras verde-roxas , por outro lado, são muito boas cruas: podem ser comidas assim ou acompanhadas de maionese suave, vinagrete leve, molho de iogurte ou homus. Essa variante tem um toque delicado e fresco que combina com quase tudo.
Se as folhas estiverem muito macias, como acontece com algumas alcachofras roxas, podem ser comidas cruas, quase como se fossem batatas fritas. Eles também podem ser usados como "tigelas" comestíveis, assim como as folhas de chicória, para servir como aperitivo.
Se estiverem mais duros, você pode fervê-los com outros vegetais para fazer um caldo caseiro com muito aroma.
Outra opção é desidratar as folhas e usá-las depois para preparar uma infusão leve, perfeita para ajudar na digestão ou para equilibrar o corpo após uma refeição mais pesada.
Os caules das alcachofras branco-esverdeadas tendem a ser mais firmes, então são ótimos para dar sabor a um caldo caseiro.
Os caules das alcachofras verde-púrpura são mais macios e podem ser consumidos crus ou cozidos. Por exemplo, ficam ótimos em aperitivo , salada , gratinado ou risoto. Também proporcionam uma textura muito agradável em purê ou creme macio.
Os caules são fáceis de usar e dão um toque muito agradável a qualquer prato.
Nota: se você já coziu alcachofras e sobrou, guarde-as bem na geladeira depois que esfriaram para manter o sabor e a textura. Você pode guardar os corações, folhas e caules em um saco hermético ou em um recipiente coberto com filme plástico
Agora que você sabe como usar cada parte da alcachofra e como cozinhá-la de maneiras diferentes, vá em frente e coloque mais ideias anti-desperdício em prática. Esse vegetal é muito brincalhão!