Início > Receitas > Raviólis com recheio de espinafres e ricota com manteiga
print

Raviólis com recheio de espinafres e ricota com manteiga

Raviólis caseiros? A receita não é muito difícil; basta um pouco de paciência e a nossa base de massa fresca, que pode suportar qualquer recheio.

Tal como se fosse massa fresca, fazemos a massa dos raviólis com sêmola de trigo duro, azeite, água e um pouco de sal. E o recheio? Com espinafres bem condimentados e ricota suave, os raviólis ficarão verdadeiramente deliciosos! Servimos com manteiga e queijo parmesão acabado de ralar. Um prato para lamber os dedos!

Ingredientes

Para 4 pessoas
   300 g de sêmola de trigo duro
   1 colher de chá de sal
   5 colheres de sopa de azeite
   150 ml de água
   1 cebola
   1 dente de alho
   300 g de espinafres
   100 ml de caldo de legumes
   100 g de queijo parmesão
   250 g de ricota
   Um pouco de farinha para trabalhar e estender a massa
   Salsa
   150 g de manteiga
   Película aderente da Albal®
Preparação
Preparação 60 min. Repouso 90 min. Cozedura: 2 - 3 min.
Dificuldade

Preparação

Modo de fazer

  1. Para a massa dos raviólis, coloque a sêmola de trigo duro numa tigela e misture com uma colher de chá de sal. Acrescente 2 colheres de sopa de azeite e 150 ml de água fria e amasse com uma batedeira elétrica durante 1 minuto até obter uma massa fofa. Forme uma bola e unte com uma colher de sopa de azeite e, em seguida, envolva em película aderente da Albal®. Deixe repousar durante pelo menos 1,5 hora (a massa também pode ser preparada na noite anterior).
  2. Entretanto, descasque e corte finamente a cebola e o alho. Lave e seque os espinafres.
  3. Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa sertã. Frite a cebola em lume médio durante cerca de 2 minutos. Acrescente o alho. Junte o caldo de legumes e deixe cozinhar em lume brando durante 2 minutos até que o líquido evapore. Acrescente os espinafres e salteie até que estejam tenros. Coloque numa tigela e deixe arrefecer completamente.
  4. Quando os espinafres estiverem frios, escorra bem num escorredor de alimentos, pressionando para retirar o líquido. Corte os espinafres e coloque numa tigela. Rale finamente 50 g de queijo parmesão e acrescente aos espinafres juntamente com a ricota. Tempere com sal e pimenta e misture bem. Cubra a taça com película aderente da Albal® e refrigere até que esteja pronto para utilizar.
  5. Amasse a massa com as mãos enfarinhadas numa superfície de trabalho ligeiramente enfarinhada até que fique fofa e elástica. Em seguida, estenda e estique a massa muito finamente (quase translúcida) com um rolo. Recorte círculos com um copo (por exemplo, um copo de vinho com um diâmetro de 5 cm, aproximadamente). Pegue no preparado de espinafres e ricota e coloque uma colher de chá deste em cada metade dos círculos de massa. Deixe aproximadamente 1 cm da extremidade livre e humedeça com um pouco de água. Coloque um segundo círculo por cima e pressione as extremidades com um garfo, tentando que não fique ar entre os dois raviólis. Coloque os raviólis recheados numa superfície bem enfarinhada e cubra com um pano até que sejam utilizados.
  6. Lave, seque e corte finamente o ramo de salsa. Rale o restante queijo parmesão. Derreta a manteiga numa sertã em lume médio e deixe dourar. Este processo demora cerca de 5 minutos.
  7. Entretanto, ferva água com sal; quando a água estiver a ferver, introduza os raviólis recheados durante cerca de 2-3 minutos em lume médio. Passado este tempo, retire e escorra os raviólis. Coloque os raviólis num prato, verta a manteiga dourada e polvilhe com o queijo parmesão ralado e a salsa picada.

Conselho Albal® 1

Se a massa secar enquanto a está a processar e esticar, basta humedecer com um pouco de água e amassar até que fique novamente fofa.

Conselho Albal® 2

Se tiver sobrado presunto, queijo ou legumes e os cortar finamente, pode utilizá-los perfeitamente como recheio dos raviólis. Nesta cozinha, aproveitamos tudo!

Receita Albal® de raviólis com espinafres e ricota – simplesmente deliciosos com a Albal®

O melhor para as sobras

Se sobrar massa, pode guardar em película aderente da Albal® no frigorífico durante 4 dias, no máximo.

Receitas relacionadas

Com este prato com baixo teor de gordura desfrutarás da comida sem sentimento de culpa

As aulas já recomeçaram! Precisas de alguma inspiração para o lanche dos teus filhos? Que tal uma baguete com queijo saboroso e legumes saudáveis?

Prepare facilmente uma das receitas mais populares da dieta mediterrânea