Início > Receitas > Gelado parfait de frutos silvestres
print

Gelado parfait de frutos silvestres

Tão cremoso e frutado… e fácil de fazer em casa

Para fazer este gelado de frutos silvestres, apenas precisa de uma batedeira. Coloque-o num prato fundo, congele-o e aguarde.

Ingredientes

Para 12 pessoas
   125 g de framboesas
   125 g de mirtilos
   125 g de amoras
   50 g de açúcar gelificante (açúcar para compotas)
   3 ovos (tamanho L)
   3 gotas de essência de baunilha
   100 g de açúcar
   500 g de natas 35% M.G. extremamente geladas
   Folhas de hortelã para a decoração
Preparação
35 minutos + 8 horas a congelar
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo a passo

1 - Lavamos e secamos 75 g de cada fruta, colocamo-la num tacho e trituramos com a varinha mágica. Acrescentamos 50 g de açúcar gelificante, misturamos e levamos ao lume até levantar fervura. Cozinhar durante 3 minutos e ir mexendo. Uma vez terminada a cozedura, reservamos o puré de frutas numa tigela, deixamos arrefecer durante 5 a 10 minutos e colocamos no frigorífico.

2 - Preparamos uma calda, misturando os 100 g de açúcar num tacho pequeno com 2 colheres de sopa de água, cozinhamos em lume brando até que o açúcar se derreta. É importante não mexer demasiado no princípio da cozedura. A calda não deve mudar de cor nem ferver, apenas ficar mais clara. Se necessário, reduzimos a temperatura.

3 - Separamos 3 gemas de ovo e colocamos numa tigela, acrescentando depois as gotas de essência de baunilha. Misturamos com una varinha.

4 - Acrescentamos lentamente a calda quente sobre a mistura e batemos tudo com a batedeira durante 5 minutos até se formar uma textura cremosa. Deixar arrefecer.

5 - Batemos os 500 g de natas e dividimos em três porções. Incorporamos a primeira porção na mistura com os ovos e a calda e mexemos vigorosamente, incorporamos os outros dois terços e mexemos lentamente.

6 - Forramos uma forma de alumínio com película aderente, de modo a sobrar película dos lados para depois poder envolvê-la. Derramamos metade da mistura de natas com os ovos na base, incorporamos parte do puré de frutas e misturamos ligeiramente. Repetir o processo em várias camadas.

7 - Tapar tudo com a película aderente e congelar durante 8 horas.

8 - Tiramos do congelador entre 5 a 8 minutos antes de servir. Retiramos a película e desenformamos e, se a película não se descolar, deixamos que repouse uns minutos para podermos retirar completamente.

9 - Decorar o gelado com o resto dos frutos e as folhas de menta.

Dica

Pode preparar o seu gelado perfeito com qualquer outro caldo de fruta, molho de chocolate, bolacha picada…

Iniciativa Save Food da Albal®

Dica Save Food da Albal®

Se tiver sobrado, basta guardá-lo novamente no tabuleiro, cobrir com a película aderente da Albal® e voltar a colocar no congelador.

Gelado parfait de frutos silvestres

Receitas relacionadas

Um aperitivo leve e saboroso que alegra o dia a qualquer um

Uma receita rápida e fácil de preparar

Sushi Abobrinha 02.02.2024

Estás à procura de uma ideia rápida e saudável para almoçar ou jantar? Tens de experimentar esta variante de sushi caseiro!