Início > Tips & Tricks > Congelar sobras de brócolos facilmente
print

Congelar sobras de brócolos facilmente

Conserva os brócolos cozidos no congelador

Apetece-te brócolos, mas só vais usar meia cabeça para a tua receita ou alguns floretes como acompanhamento? O que podes fazer com as sobras de brócolos? Isso mesmo: colocá-las no congelador! Assim, não só reduzes o desperdício alimentar, como também podes tirar partido de todas as vitaminas importantes deste legume fora da sua época. Temos dicas práticas para congelares este legume sazonal e o manteres irresistível!

02. Junho 2023, 12:27 Uh

Congelar brócolos: vê como fazer!

 

É muito fácil congelar brócolos. Abaixo encontras um resumo do que deves ter em atenção:

1. Preparar:

Separa os floretes individuais do tale com uma faca e corta-os em fatias com cerca de 1 cm. Para remover a sujidade e as folhas murchas, o melhor é enxaguá-los rapidamente num coador.

2. Escaldar:

Antes de congelares os brócolos divididos em porções, deves escaldá-los. Assim, irão manter-se crocantes e não ficam moles após a congelação. Para isso, coloca os pedaços em água a ferver durante cerca de três minutos. Em seguida, interrompe o processo de cozedura, removendo os legumes escaldados da caçarola com uma escumadeira e colocando-os numa taça com água fria.

Dica profissional: Prepara alguns cubos de gelo previamente utilizando sacos para cubos de gelo da Albal®, pois a melhor forma de interromper o processo de cozedura é colocar os legumes em água gelada.

Dica Albal®: Congelar brócolos

Congelar:

Deixa os brócolos escorrerem bem e coloca-os num saco de congelação hermético Ultra-Zip® da Albal®. Sela o saco até restar apenas uma pequena abertura e remove o ar remanescente do saco, pressionando-o cuidadosamente. Em seguida, fecha completamente o fecho Ultra-Zip® e coloca o saco no congelador. Os brócolos congelados conservam-se até 12 meses.

Descongelar:

Podes deixar os brócolos descongelarem no frigorífico ou à temperatura ambiente e podes usá-los, já pré-cozinhados, para preparar deliciosos pratos de massa ou outras receitas. Se estiveres com pressa, também podes preparar os brócolos enquanto ainda estão congelados. Podes usar os floretes congelados para cozinhar ou levá-los ao forno e preparar um gratinado.

Dica profissional:

Sabias que podes congelar os teus alimentos em vácuo em apenas alguns passos? Com apenas um saco de congelação hermético da Albal® e sem equipamento profissional! Basta encheres uma taça grande ou a pia da cozinha com água, colocares os floretes dos brócolos pré-cozinhados num saco de congelação e colocá-lo debaixo de água até que os brócolos no saco fiquem completamente submersos. Durante este processo, o saco deve permanecer aberto para que o ar possa sair. Certifica-te de que não entra água no saco. Em seguida, coloca uma mola imediatamente acima dos floretes, utilizando-a como fecho. Quando o saco for removido da água, o ar terá saído do mesmo e os legumes parecerão ter sido selados a vácuo.

Além dos brócolos, existe uma grande variedade de frutas e legumes que podem ser conservados facilmente. Visita o nosso website e encontra instruções para a congelação de beringela, repolho ou corintos

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

Graças às suas cores, os pimentos são muito vistosos e, além de serem deliciosos, podem ainda ser adicionados a quase todos os pratos. O melhor deste legume é que se pode congelar e ter sempre em casa pronto a comer.

Os pratos de arroz são ótimos para o dia a dia, mas cozer arroz é muito complicado e moroso. Já sabias que também é possível congelar arroz?

As cenouras estão presentes em muitas das receitas do nosso dia a dia. Mas também podem ser congeladas. Aqui saberá como fazê-lo corretamente.