Início > Tips & Tricks > Congelar e descongelar arroz cozido
print

Congelar e descongelar arroz cozido

Os pratos de arroz são ótimos para o dia a dia, mas cozer arroz é muito complicado e moroso. Já sabias que também é possível congelar arroz?

Nós mostramos-te, passo a passo, como podes congelar o arroz cozido corretamente para que o possas ter sempre à mão. Seja usado em “bowls”, salteados ou “Crispy Sushi Rice”, o arroz é extremamente versátil e delicioso! No entanto, a confeção do arroz é sempre bastante morosa, o que não é, de todo, o ideal quando se tem pressa. E, muitas vezes, cozinha-se um ou outro grão de arroz a mais, não é? A solução é congelar arroz pré-cozido ou sobras de arroz em sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® da Albal® e assim terás sempre arroz à tua disposição no congelador! Nós mostramos-te, passo a passo, como podes congelar e voltar a descongelar corretamente o arroz cozido.

04. Abril 2023, 14:29 Uh

Congelar arroz cozido: instruções

Ao congelares o arroz, há alguns aspetos que deves ter em consideração para que ele continue delicioso e irresistivelmente solto após a descongelação. Mostramos-te duas variantes bastante práticas. Vê como fazer:

 

  1. Importante: só o arroz cozido é que será bem conservado no congelador. Por isso, coze sempre o teu arroz antes de o congelares.
  2. Se possível, opta por tipos de arroz com grãos maiores, como o arroz basmati. Estes tipos de arroz mantêm-se crocantes mesmo após a descongelação. Quanto maiores forem os grãos de arroz, melhores serão para congelar.
  3. Se já estiveres a planear congelar o arroz, não o cozas em demasia, mantendo assim a sua firmeza. Assim, o arroz irá conservar a consistência certa e não ficará demasiado mole quando o utilizares.
  4. Deixa o arroz arrefecer um pouco antes de o congelares e coloca-o nos sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® da Albal® apenas quando estiver morno.
  5. Para conseguires descongelar a quantidade ideal de arroz mais tarde, opta por uma das seguintes formas inteligentes de congelação.

Opção 1: congelar o arroz num saco achatado

Na primeira variante, deves colocar o arroz pré-cozido num saco de congelação hermético Ultra-Zip® da Albal®, pressioná-lo até ficar achatado e selar o saco. Depois, podes dividir o arroz em porções com o tamanho desejado utilizando um pauzinho ou uma faca. Em seguida, deves colocar o saco de congelação no congelador. Assim, mais tarde poderás retirar a quantidade de porções desejada com facilidade e preparar pratos deliciosos. Esta opção permite poupar espaço e as porções achatadas são perfeitas para preparar o popular “Sushi Crispy Rice” (prato em que se frita porções de arroz na frigideira que são posteriormente cobertas com toppings deliciosos).

Opção 2: congelar o arroz em bolinhas

Em alternativa, podes congelar o arroz cozido na forma de bolinhas. Para isso, deves formar bolas de arroz cozido e morno com as mãos e colocá-las num saco de congelação hermético Ultra-Zip® da Albal®. O ideal é formares umas bolas maiores e outras mais pequenas, assim conseguirás preparar diferentes pratos e, se necessário, poderás escolher entre porções de diferentes tamanhos.

Uma dica culinária adicional: podes separar as porções com papel vegetal da Albal® e, assim, garantir que não colam umas às outras e que consegues retirar a quantidade de bolinhas desejada a qualquer momento.

congelar o arroz em bolinhas

Quanto tempo se conserva o arroz congelado?

O arroz congelado conserva-se até seis meses no teu congelador. A nossa dica: usa a aplicação gratuita Foodsaver® da Albal® e sabe sempre quando congelaste o teu arroz e quando o deves descongelar e usar. Além disso, na nossa aplicação encontras uma grande variedade de ideias de receitas, por isso, se não tiveres nenhuma ideia para usares o teu arroz congelado, irás certamente encontrar algo que te inspire!

Descongelar o arroz: o que ter em atenção

Quando descongelares o arroz congelado, a quantidade desejada deve ser descongelada à temperatura ambiente. É importante teres em atenção que não deves voltar a cozinhar o arroz com água. Isto faria com que o arroz ficasse demasiado mole. Podes assar as tuas porções de arroz, cozê-las a vapor ou aquecê-las num molho saboroso. Bom apetite!

 

No nosso website encontras mais ideias inteligentes para o armazenamento dos teus alimentos e dicas úteis para o combate ao desperdício alimentar. Queres mais umas ideias de receitas para as tuas sobras de arroz? Transforma-as num delicioso sushi caseiro ou numa aromática bowl com legumes assados!

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

Todos nós conhecemos e adoramos a pizza congelada! Como basta colocá-la no forno e servir, ela torna-se numa verdadeira salvação para algumas das nossas noites de domingo.

O final do verão assinala o final da época da beringela, mas isso não significa que não possas continuar a fazer mussaca ou outras receitas deliciosas! Se congelares este legume corretamente, poderás continuar a usá-lo nos meses seguintes.

É necessário cozer o feijão verde antes de o congelar? Qual é a vida útil do feijão congelado? Existe algum aspeto que precise de especial de atenção? Explicamos passo a passo como o congelar.