Início > Receitas > Sushi de frutas com ananás e kiwi
print

Sushi de frutas com ananás e kiwi

Renove a sua lista de sobremesas com esta receita tão original

Quer cozinhar algo diferente e vistoso? É evidente que este sushi de frutas é a sua cara! Procure ter à mão embalagens de alumínio e película corte fácil da Albal® para que seja mais fácil preparar esta receita

Ingredientes

Para 4 pessoas
   200 ml de sumo de kiwis
   200 ml de sumo de ananás
   200 ml de leite de coco
   150 ml de água
   120 g de açúcar (6 colheres de sopa)
   6 g de algas ágar-ágar em tiras (cortadas)
   Sementes de sésamo preto
   Corante em gel verde (opcional)
   -----------------
   PARA DECORAR
   Sementes de sésamo preto
   Sementes de sésamo branco
Preparação
50 minutos
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo a passo

1 – Humedeça a base e as paredes de uma embalagem de alumínio multiusos com um pincel e forre o seu interior com película corte fácil para que a película adira. Estenda bem a película para que não fique vincada.

2 – Prepare as bases de ananás, leite de coco e kiwi (explicação abaixo).

3 – Retire a embalagem do frigorífico com as frutas e o leite de coco solidificados e, com uma tesoura, faça cortes nos cantos da embalagem para abrir as paredes da embalagem. Utilize uma mão para segurar a película e puxe a embalagem como muito cuidado para a retirar.

4 – Com uma faca grande, recorte as extremidades para criar um retângulo. Reserve os recortes para os aproveitar posteriormente.

5 – Faça também um corte a meio da gelatina, cortando a película que se encontra por baixo até ver que separou 2 metades.

6 – Corte a tampa de cartão da embalagem a meio com uma tesoura e levante uma das metades da gelatina com cuidado, juntamente com a película (que se encontra por baixo), para colocar a tampa por baixo, com a face prateada para cima.

7 – Coloque película corte fácil sobre a gelatina de ananás (a que está por cima) e com a outra metade da tampa colocamos por cima. Vire como uma omelete. Retire o cartão da base, puxando-o com cuidado, o cartão de cima e a película (que está por baixo).

8 – Enrole com muito cuidado cada metade e corte pedaços de, aproximadamente, 4 cm.

Para preparar a base de ananás

1 – Descasque e triture o ananás e passe por um coador ou passador para puré.

2 – Num tacho, junte o sumo de ananás, 50 ml de água, 40 gramas de açúcar e 2 gramas de algas ágar-ágar cortadas em pequenos pedaços. Fervemos em lume brando durante 10 minutos.

3 – Com uma batedeira, no mesmo tacho, bata bem imediatamente após ferver (para misturar bem o ágar-ágar com o sumo de ananás e o açúcar).

4 – Verta numa tigela para que arrefeça até ficar morno.

5 – Acrescenta 2 colheres de chá de sementes de sésamo e mexa. Deixe repousar durante 5 minutos antes de passar para a embalagem.

6 – Verta lentamente na embalagem sobre a película com a tampa incluída com as embalagens multiusos e coloque no frigorífico. Solidifica em cerca de 10 minutos.

Para preparar a base de leite de coco

1 – Num tacho, junte 200 ml de leite de coco, 50 ml de água, 40 gramas de açúcar e 2 gramas de algas ágar-ágar cortadas em pequenos pedaços. Fervemos em lume brando durante 10 minutos.

2 – Com uma batedeira, no mesmo tacho, bata bem imediatamente após ferver. Repita o mesmo processo utilizado para a base de ananás.

3 – Retire a embalagem do frigorífico e verta lentamente o leite de coco sobre a gelatina de ananás, espalhando com um pincel. Fazer uma camada fina de cerca de 3 milímetros.

4 – Tape com a tampa incluída nas embalagens multiusos e volte a meter no frigorífico durante 10 minutos.

Para preparar a base de kiwi

1 – Descasque e triture os kiwis e passe por um coador ou passador para puré.

2 – Num tacho, junte 200 ml de sumo de kiwis, 50 ml de água, 40 gramas de açúcar e 2 gramas de algas ágar-ágar cortadas em pequenos pedaços. Ferva em lume brando durante 10 minutos e repita o mesmo procedimento que nas duas bases anteriores com a batedeira.

3 – Deixe arrefecer durante 5 minutos. Acrescente 3 gotas de corante verde e mexa para misturar.

4 – Deixe repousar durante 5 minutos antes de passar para a embalagem. Verta lentamente o conteúdo da embalagem sobre a gelatina de leite de coco e espalhe com um pincel. Faça uma camada fina de cerca de 3 milímetros.

5 – Deixe solidificar no frigorífico durante mais 10 minutos.

Empratar

Retire a película dos rolinhos e coloque-os num prato intercalando as cores: kiwi-ananás e ananás-kiwi. Corte os cantos que tinha reservado e coloque-os sobre as peças que estão ao alto, como se fosse caviar. Polvilhe com sementes de sésamo preto e branco.

Iniciativa Save Food da Albal®

Dica Save Food

Pode aproveitar a fruta que sobrar para preparar batidos saborosos, mesmo passado alguns dias, antes de a fruta começar a estragar-se. Desta forma, evita deitar a fruta para o lixo e, além disso, tem um lanche delicioso e saudável.

Sushi de frutas com ananás e kiwi

Receitas relacionadas

Prepare facilmente uma das receitas mais populares da dieta mediterrânea

Buuuuu! Que medo! Aí vêm os fantasmas de merengue para os pequenos e grandes gulosos da casa.

Com este prato com baixo teor de gordura desfrutarás da comida sem sentimento de culpa