Início > Receitas > Batatas Hasselback (Suécia)
print

Batatas Hasselback (Suécia)

Faça uma receita típica da Suécia e mude a sua rotina

Gostaria de experimentar uma receita diferente? Arrisque e prepare este prato tradicional da Suécia com ingredientes que todos temos em casa. Não se esqueça de ter à mão a película 2 em 1 da Albal® para embrulhar as batatas antes de as levar ao forno.

Ingredientes

Para 4 pessoas
   3 batatas grandes
   150 g de presunto em cubinhos
   Uma pitada de sal
   Alho em pó (a gosto)
   Cebola em pó (a gosto)
   Pimenta preta
   Orégãos
   Azeite
   Manteiga
   Maionese
   Queijo ralado para gratinar (4 queijos)
   Tomilho
Preparação
30 minutos
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo a passo

1 – Lave bem as batatas e faça pequenos cortes na base para que se mantenha equilibradas. Perfure as batatas com um espeto de madeira de um lado ao outro, a cerca de 1 cm da base. Corte as batatas em rodelas de aproximadamente 3 mm até tocar no espeto. Retire o pau após fazer as rodelas.

2 – Junte as rodelas e envolva cada batata em película 2 em 1 como se fosse um rebuçado. Faça cortes na película em algumas das rodelas para que as batatas não inchem no micro-ondas.

3 – Cozinhe no micro-ondas à potência máxima durante 6 minutos por batata: 18 minutos. Retire com cuidado para não se queimar e deixe arrefecer.

4 – Retire a película e coloque as batatas numa travessa ou prato adequado para micro-ondas. Tempere as batatas com os ingredientes, juntando primeiro o presunto entre as rodelas, e acrescente depois o alho em pó, a cebola em pó, a pimenta preta, os orégãos e o azeite. Coloque manteiga sobre as batatas, acrescente a maionese e o queijo ralado e polvilhe a gosto com tomilho.

5 – Introduza o tabuleiro no micro-ondas com a função grill: 3 minutos por batata. Caso não tenha a função grill, gratine no forno à potência máxima (250 °C) durante 10 minutos.

Dica

O recheio também fica muito bom com queijo, cebola e ervas aromáticas.

Iniciativa Save Food da Albal®

Dica SaveFood

Caso sobre comida, pode tapar película para tapar recipientes com elásticos da Albal® e guarde no frigorífico para comer no dia seguinte.

Batatas Hasselback (Suécia)

Receitas relacionadas

Salmão de cenoura – a alternativa vegana ao salmão fumado

São saborosos, tanto individualmente como juntos – trazendo para a mesa muitos legumes de uma forma deliciosa.

Prepare uma receita saudável e sem sujar demasiado