Início > Receitas > Bolo de laranja e abóbora
print

Bolo de laranja e abóbora

Quem não gosta de um doce?

Faça esta sobremesa com menos teor de gordura e ainda evitará que se pegue, utilizando o papel vegetal da Albal®. Surpreenda toda a gente com este delicioso bolo e, se sobrar, pode congelá-lo ou guardá-lo no frigorífico com os sacos de congelação Ultra-Zip® e os sacos multiusos Zipper® da Albal®.

Ingredientes

Para 6 pessoas
   150 g de puré de abóbora (pode-se comprar em lata ou fazer em casa)
   140 g de açúcar
   140 g de farinha peneirada
   1 pitada de sal
   14 g de fermento
   3 ovos médios
   50 ml de sumo de laranja
   70 ml de óleo de girassol
   45 g de crème fraîche (natas frescas)
   3 g de raspa de laranja
   15 g de compota de laranja doce
Preparação
45 minutos
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo a passo

1 - Pré-aquecemos o forno a 190 °C, com calor acima e abaixo. 

2 - Separamos as gemas das claras, batemos as claras em castelo e reservamos. Numa tigela, misturamos a farinha peneirada, o fermento e o sal e reservamos sobre papel vegetal da Albal®. Na confeção de produtos de pastelaria, devem misturar-se sempre os ingredientes secos antes de os utilizar.

3 - Noutra tigela, misturamos o óleo, o sumo e as raspas de laranja e reservamos.

4 - Com a ajuda da batedeira elétrica e com a varinha, batemos muito bem as gemas de ovo e o açúcar. Acrescentamos o crème fraîche e voltamos a misturar. Depois, acrescentamos a mistura de ingredientes líquidos e misturamos. Acrescentamos o puré de abóbora e a compota e misturamos outra vez. 

5 - Em seguida, acrescentamos em três vezes a mistura de farinha sobre esta massa. Em cada vez, vamos misturar tudo até ficar bem uniforme.

6 - Por último, acrescentamos em três vezes as claras batidas, com movimentos envolventes. Temos então a nossa massa pronta.

7 - Vertemos a massa sobre a nossa embalagem de alumínio para tartes de 28 cm que teremos preparada sobre um tabuleiro de forno.

8 - Batemos várias vezes a embalagem cheia contra o balcão para que saiam as borbulhas de ar que possam ter ficado presas. Levamos ao forno e cozemos durante 30 minutos a 190 ºC.

9 - Retiramos do forno e deixamos arrefecer durante 15 minutos em cima do balcão. Passado este tempo, desenformamos com cuidado e deixamos arrefecer.

10 - Acabamos a decorar com um merengue, uma simples cobertura ou do modo que preferir.

Iniciativa Save Food da Albal®

Dica Save Food da Albal®

O bolo pode ser conservado até 5 dias nos sacos multiusos Zipper® da Albal® e pode ser congelado até 6 meses nos sacos de congelação UltraZip® da Albal®.

Bolo de laranja e abóbora

Receitas relacionadas

As aulas já recomeçaram! Precisas de alguma inspiração para o lanche dos teus filhos? Que tal uma baguete com queijo saboroso e legumes saudáveis?

Bolo de chocolate 30.01.2020

Impressionantemente húmido, achocolatado e decorado com um toque de São Valentim

Buuuuu! Que medo! Aí vêm os fantasmas de merengue para os pequenos e grandes gulosos da casa.