Início > Receitas > Tacinhas de chocolate
print

Tacinhas de chocolate

Joias comestíveis cheias de seu chocolate favorito. Rechear de forma simples e deliciosa para qualquer época do ano.

As nossas pequenas tigelas de chocolate têm muito sucesso e são muito fáceis de fazer. Tudo o que precisa é de um pouco de película aderente da Albal® e umas quantas taças, pratos, copos ou chávenas com uma base lisa. E estará feito!

Ingredientes

Para 6 pessoas
   100 g de chocolate (negro ou de leite, como preferir)
   Película aderente da Albal®
Preparação
Preparação: 25 min. Arrefecimiento: 1 hora
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Modo de fazer

  1. Cortar 100 g de chocolate e derretê-lo em banho-maria. É muito simples: preparar uma panela pequena e outra maior. Encher a panela maior até 1/4 da sua capacidade com água e colocá-la em lume médio, colocando dentro desta a panela mais pequena com o chocolate em pedaços. Deste modo, aquece primeiro a água na panela grande, aquecendo gradualmente o chocolate na panela pequena, de forma lenta e constante. É essencial que a panela pequena esteja sempre em contacto com a água para que ocorra a transmissão de calor. Garantir que a panela pequena não toca no fundo da panela grande, ficando a flutuar. Desta forma garante-se que a transferência de calor é indireta e evita-se chegar a temperaturas mais elevadas do que o pretendido. Mexer o chocolate. Depois de derretido, deixar arrefecer um pouco.
  2. Preparar 6 pequenas tigelas, chávenas ou copos que tenham um fundo liso. Cortar a película da Albal® em quadrados para que coincidam com os recipientes. Colocar um pedaço de película aderente em cada quadrado da superfície de trabalho. Espalhar com uma colher de sopa uma porção de chocolate derretido sobre a película. Não deixar o chocolate demasiado fino, senão as tacinhas de chocolate racharão mais facilmente quando as encher. Colocar com cuidado a película com o chocolate sobre uma tigela, chávena ou copo ao contrário e pressionar o mínimo possível.
  3. Repetir o processo até que todos as tacinhas de chocolate estejam preparadas. Deixar arrefecer durante uma hora. Podem deixar-se à temperatura ambiente ou dentro o frigorífico.
  4. Primeiro, separar as tacinhas de chocolate endurecido dos respetivos moldes. A melhor forma de o fazer é levantá-las cuidadosamente com uma faca afiada entre o recipiente e a película da Albal®. Assim, sairão por si mesmas. Depois, com cuidado, retirar a película aderente das tacinhas de chocolate.

 

Conselho Albal®

Recheamos as tacinhas de chocolate com creme de mascarpone e bagas. Bater 125 g de natas batidas com a batedeira até que esteja firme. Misturar 250 g de mascarpone, 1 pacote de açúcar baunilhado e 30 g de açúcar em pó com a batedeira até ficar suave. Dependendo da consistência do mascarpone, adicionar um pouco de leite e continuar a bater o creme até que esteja suave. Retirar o creme com uma espátula. Meter o creme no frigorífico por uns minutos para que arrefeça. Entretanto, lavar as bagas, secá-las e cortá-las a gosto. Colocar as tacinhas de chocolate em pequenos pratos e adicionar as bagas e depois o creme de mascarpone, decorando-as com as bagas a gosto.

Tacinhas de chocolate em película aderente da Albal® e conjunto de chávenas com creme de mascarpone e bagas.

O melhor para as sobras

As tacinhas de chocolate podem ser guardadas no frigorífico durante vários dias.

Receitas relacionadas

Dá cor a esta cobertura de açúcar caseira de forma natural Nunca mais voltes a desperdiçar alimentos nem a utilizar corantes artificiais: Glacê real com sumo de beterraba e Matcha em pó

Buuuuu! Que medo! Aí vêm os fantasmas de merengue para os pequenos e grandes gulosos da casa.

Desfrute de uma das nossas sobremesas mais tradicionais