Início > Receitas > Sopa de gaspacho espanhola
print

Sopa de gaspacho espanhola

Sobraram-lhe alguns vegetais e precisa de inspiração para uma receita de verão refrescante? Então este caldo frio de legumes é precisamente o que precisa! É assim que se faz o gaspacho espanhol.

Já conhece o gaspacho? É uma sopa fria da Andaluzia e o desfrute perfeito para dias quentes. Hoje vamos mostrar-lhe como fazê-lo de forma simples. A propósito, esta receita é perfeita para utilizar em tempo útil restos de vegetais, tais como pepinos, pimentos ou tomates. A sopa pode ser facilmente refrigerada em Sacos multiusos Zipper® da Albal® e saboreada em vários dias. Está preparado para uma viagem culinária ao sul de Espanha?

Ingredientes

Para 4 pessoas
   350 g de pimentos vermelhos e amarelos
   1 pepino grande (aprox. 400 g)
   500 g de tomate
   1 cebola (aprox. 70 g)
   2 dentes de alho
   4 fatias de torradas de cereais integrais ou 140 g de outro tipo de pão
   500 ml de sumo de tomate (opcional)
   60 ml de azeite
   1 limão
   1 ½ colher de sopa de colorau
   ½ colher de chá de mel (opcional)
   Sal
   Pimenta
   Orégãos (para servir)
Preparação
40 minutos
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Receita de verão simples com restos de vegetais: Sopa de gaspacho espanhola

Passo 1

Lavar os pimentos, retirar as sementes e remover cuidadosamente a parte branca interior. Cortar ¼ do mesmo em pedaços pequenos e o resto em pedaços maiores. De seguida, descascar os pepinos, cortar em metades e remover as pevides. Cortar também ¼ do pepino finamente e o resto grosseiramente. Colocar todos os tomates brevemente em água a ferver e escaldá-los. Em seguida, arrefecê-los em água gelada, remover a pele, cortá-los em quartos e remover as sementes. Também descascar e cortar finamente em cubos a cebola e os dentes de alho. Retirar a crosta da torrada e mergulhá-la em 5-6 colheres de sopa de água morna. 

Passo 2

Espremer o sumo de limão. Colocar os vegetais cortados grosseiramente, as cebolas, o alho, os pedaços de tomate, o sumo de tomate, as torradas, o colorau e o azeite numa taça, espremer o sumo de limão e reduzir todos os ingredientes a puré. Se a consistência for muito firme, pode adicionar um pouco de água ou sumo de tomate.

Passo 3

Verter o caldo de legumes pronto e arrefecido num sacos Multiusos Zipper® e refrigerá-lo. Alternativamente, pode simplesmente colocar a sopa numa taça ou numa tijela da sopa pequena e cobrir com uma toalha de cera de abelha Albal® e colocar no frigorífico. Colocar os vegetais finamente cortados em cubos num sacos Multiusos Zipper® separado e também colocar no frigorífico. Após aproximadamente uma hora, o gaspacho atinge a temperatura requerida e fica pronto a servir.

Passo 4

Por fim, temperar o caldo de legumes com sal, mel e pimenta, dividir em porções, polvilhar com os pequenos cubos de vegetais e servir com alguns orégãos frescos ou secos. A sopa tradicional espanhola está pronta!

Dica

Coe o caldo de legumes com um coador fino para uma maior cremosidade. Para além de vegetais cortados em cubos, também pode utilizar croutons como cobertura crocante para a sopa.

Receitas de verão ainda mais leves

Gostou da receita? Há ainda mais receitas de verão deliciosas à sua espera para as experimentar! Por exemplo, o que acha de Wrap como comida para a alma para dias quentes? Mostrámos-lhe uma variante vegan e uma variante italiana com prosciutto. Divirta-se ao cozinhar!

Receitas relacionadas

A receita perfeita para comer legumes de uma forma diferente e deliciosa

Também é possível inovar utilizando ingredientes tradicionais

Uma receita de David Arroyo (ideas_entre_fogones)