Início > Receitas > Salmão vegano de cenoura
print

Salmão vegano de cenoura

Salmão de cenoura – a alternativa vegana ao salmão fumado

Apetece-te experimentar algo novo e andas à procura de uma alternativa vegana ao peixe para o teu próximo brunch? É a ocasião perfeita para um salmão de cenoura caseiro! A inspiração é o popular e delicioso salmão fumado, mas utilizamos tiras de cenoura finas marinadas com uma marinada condimentada em vez de salmão.

Os pratos veganos estão na boca do mundo e com razão: existem várias alternativas deliciosas ao peixe e à carne que não só são rápidas de preparar e como também têm um sabor incrível! Isto também se aplica ao salmão de cenoura!

O elemento principal deste prato é a marinada saborosa que confere aos legumes um sabor irresistível. O salmão de cenoura é uma refinada alternativa vegetal ao peixe e será certamente o centro das atenções do teu próximo brunch com amigos quando acompanhado com um bagel fresco! Nós mostramos-te como podes preparar o salmão de cenoura num instante.

Ingredientes

Para 4 pessoas
   300 g de cenoura
   PARA A MARINADA:
   1 colher de chá de fumo líquido
   2 colheres de chá de tamarino ou molho de soja
   1 colher de sopa de vinagre de arroz (ou um vinagre à sua escolha) ou sumo de limão
   2 colheres de sopa de óleo de girassol ou de colza
   1 colher de sopa de óleo de linhaça
   1/2 colher de sal marinho
   1 colher de chá de xarope de ácer
   1 colher de sopa de algas desidratadas
Preparação
25-30 minutos
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo 1

Cortar as cenouras em tiras finas e compridas com um descascador.

Passo 2:

Para cozinhar a vapor, colocar um cesto para cozinhar a vapor ou um coador resistente ao calor numa caçarola grande com água. Cozinhar as fatias a vapor durante 5 minutos até que fiquem moles.

Passo 3

Colocar as cenouras numa taça e deixá-las arrefecer.

Passo 4

Em seguida, colocar as tiras de cenoura mornas num saco multiusos Zipper® da Albal® e adicionar os ingredientes da marinada. Fechar o saco multiusos Zipper® e agitá-lo cuidadosamente até que todos os ingredientes estejam bem misturados e as cenouras estejam cobertas uniformemente com a marinada.

Passo 5

Por último, adicionar as algas desidratadas à cenoura marinada, fechar hermeticamente o saco multiusos Zipper® da Albal® e deixar repousar no frigorífico durante, no mínimo, uma noite.

Passo 6

Servir a gosto! O salmão de cenoura é bastante versátil e fica ótimo em bagels, saladas ou até massas, quiches ou wraps. Diverte-te ao cozinhar!

DICAS E CONSELHOS

O melhor de tudo isto? A cenoura marinada, quando fechada hermeticamente no saco multiusos Zipper® da Albal®, conserva-se no frigorífico durante até quatro dias.

Dica profissional: Virar o saco uma vez por dia para que as tiras permaneçam cobertas uniformemente com a marinada. Para pessoas que adoram coisas mais condimentadas: Quanto mais tempo a cenoura repousar no frigorífico, mais intenso será o seu sabor.

 

Queres mais receitas simples e sustentáveis com um toque especial? Também temos opções para quem adora doces, por exemplo, esta receita de mousse de chocolate vegana. No nosso website encontras não só ideias de receitas versáteis, como também dicas úteis para o reaproveitamento e a conservação de alimentos.

Receitas relacionadas

Pizza Grelhada 02.07.2021

A pizza sabe bem durante todo o ano, mas já experimentou grelhá-la no Verão? Uma receita fácil e simples que se pode preparar no churrasco, e que é ideal para comer ao ar livre com amigos ou família.

Um prato leve e outonal que irá alegrar as suas refeições

Adoramos triângulos de noz! Combinam na perfeição a crocância das nozes e a delicadeza da fruta.