Início > Receitas > Pizza Grelhada
print

Pizza Grelhada

A pizza sabe bem durante todo o ano, mas já experimentou grelhá-la no Verão? Uma receita fácil e simples que se pode preparar no churrasco, e que é ideal para comer ao ar livre com amigos ou família.

No churrasco, podemos grelhar legumes, carnes, salsichas, bananas e ananases...  e, a partir de agora, também pizza! A nossa massa não precisa de fermento nem de tempo de descanso - perfeito quando a grelha está quente e a fome ataca.

Ingredientes

Para 4 pessoas
   400 g de farinha
   2 colheres de chá de fermento em pó
   0,5 colheres de chá de sal
   1 colher de chá de açúcar
   220 ml de água
   1 colher de sopa de vinagre de maçã
   3 colheres de sopa de azeite + um pouco para untar a folha de alumínio Albal®.
   E de acordo com a sua preferência: Aprox. 400 g de molho de tomate temperado
   mozzarella, parmesão, rúcula fresca, tomate,
   Cebola vermelha, manjericão, azeitonas, queijo feta, salame, etc.
Preparação
Tempo de preparação: 25 minutos. Tempo de cozedura: 15-20 minutos
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo 1

Preparação do churrasco.

Misturar numa tigela a farinha, o fermento em pó, o sal e o açúcar. Misturar a água com o vinagre de maçã e 3 colheres de sopa de azeite e adicionar à mistura de farinha.  Utilizar o gancho de amassar da batedeira elétrica para fazer uma massa suave e, com as mãos enfarinhadas, fazer uma bola com a massa.  A massa não precisa de descansar, mas pode ser mantida no frigorífico até 30 minutos, se necessário.

Passo 2

Divida a massa em 8 partes (para pizzas maiores, basta dividi-la em quatro) e espalhe cada parte sobre uma superfície de trabalho enfarinhada, achatando-a com os dedos e mantendo a sua forma circular, ou dando-lhe a forma que preferir (retangular, quadrada...).  Cortar pedaços de folha de alumínio Albal® do tamanho certo e pincelar de um lado com um pouco de azeite. Colocar as pizzas em cima.

Passo 3

Espalhe molho de tomate ao seu gosto nas bases de pizza. Pode colocar em cima ingredientes como azeitonas, salame, mozzarella e feta, os quais vão grelhar. Ingredientes como rúcula, manjericão ou tomates cortados em cubos, é melhor adicionar à pizza acabada de fazer.

Passo 4

Colocar as pizzas com a folha de alumínio na grelha quente e grelhar durante 15-20 minutos.

Albal®: Pizza colorida num prato e em papel de alumínio Albal®.

Dica

É claro que as pizzas também podem ser feitas no forno.  Para tal, pré-aqueça o forno a 220 °C em vez de numa temperatura mais baixa (em alternativa, forno de convecção a 220 °C).  Colocar a folha de alumínio e a pizza na grelha e asse-a na parte inferior do forno durante 15-20 minutos.

O melhor para as sobras:

As sobras de pizza podem ser guardadas num prato no frigorífico, cobrindo-as, sem pressionar, com folha de alumínio Albal® ou película aderente Albal®. Cozer no forno a 200°C durante 5-10 minutos antes de servir.

Receitas relacionadas

A receita perfeita para comer legumes de uma forma diferente e deliciosa

Inove na sua cozinha preparando esta receita como entrada ou como prato principal

Faça uma receita típica da Suécia e mude a sua rotina