Início > Receitas > Mini Donuts
print

Mini Donuts

Massa fofa de fermento com uma cobertura colorida e todo o tipo de sabores.

Para os nossos mini donuts não precisamos nem de uma forma especial nem de óleo para fritar. Leve ao forno estes bolos de fermento doce com um pouco de papel de alumínio e um pequeno truque na forma de madalenas.

Ingredientes

Para 12 pessoas
   125 ml + 2 colheres de sopa de leite
   40 g de manteiga
   175 g de farinha
   1/2 pacote de fermento seco
   25 g de açúcar
   1 pacote de açúcar baunilhado
   1 pitada de sal
   1 ovo (tamanho M)
   1 gema de ovo (tamanho M)
   200 g de açúcar em pó
   1 colher de sopa de sumo de limão
   Corante alimentar
   Açúcar em pó
   Papel de alumínio da Albal®
   Sacos de congelação da Albal®
   O papel vegetal da Albal®
Preparação
Preparação 35 minutos. Cozedura 10 minutos
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo a passo

  1. Aqueça 125 ml de leite e 40 g de manteiga num tacho pequeno até que a manteiga se derreta. Deixe arrefecer à temperatura ambiente.
  2. Misture 175 g de farinha, meio pacote de fermento seco, 25 g de açúcar, açúcar baunilhado e uma pitada de sal num recipiente. Junte o ovo, a gema de ovo e a mistura de leite e manteiga e misture tudo com uma batedeira de varetas até obter uma massa fofa e espessa. Cubra e deixe subir num local quente durante 30 minutos.
  3. Entretanto, unte o tabuleiro de madalenas com manteiga. Corte papel de alumínio da Albal®, faça 12 rolinhos e coloque no centro de cada secção da forma. Corte um pedaço de papel de alumínio com cerca de 5 cm de largura, dobre ao longo de cada um e enrole o pedaço à volta do polegar. Dobre ligeiramente a parte superior do pedaço para que o rolo conserve melhor a forma.
  4. Pré-aqueça o forno a 200 °C em cima/baixo (forno de convecção: 180 °C). Mexa a massa de fermento e coloque num saco de congelação da Albal®. Corte a ponta com 1 cm de largura, no máximo, e verta a massa no tabuleiro de madalenas à volta dos rolos de papel de alumínio. A altura perfeita para o recheio da massa é de aproximadamente 1,5 cm, ou seja, metade da altura do tabuleiro de madalenas.
  5. Leve os mini donuts ao forno pré-aquecido no tabuleiro do meio durante cerca de 10 minutos. Deixe arrefecer durante 10 minutos. Retire os rolos de alumínio dos mini donuts e estes da forma, soltando as extremidades com uma faca primeiro, se necessário. Deixe arrefecer.
  6. Para a cobertura, misture 200 g de açúcar em pó, 2 colheres de sopa de leite e 1 colher de sopa de sumo de limão para uma cobertura espessa e cremosa. Pinte com corantes alimentares como preferir. Mergulhe metade dos donuts na cobertura, deixe pingar um pouco e, em seguida, coloque num bocado de papel vegetal da Albal®. Decore com raspas de cores ao seu gosto e deixe o esmalte endurecer.

Conselho Albal®

Em vez de utilizar leite, a cobertura também pode ser misturada com a clara de ovo que sobrar: bata as claras de ovo e polvilhe 200 g de açúcar em pó por cima. Mexa o corante alimentar. Verta 1 a 3 colheres de chá de sumo de limão para uma cobertura cremosa.

Iniciativa Save-Food® Albal®

O melhor para as sobras

Cubra os restantes mini donuts sem apertar com papel de alumínio da Albal® num prato.

Receita Albal®: mini donuts coloridos e com cobertura feitos numa forma de queques

Receitas relacionadas

Inove na cozinha utilizando ingredientes tradicionais

As amoras, framboesas e mirtilos conferem a esta sobremesa um toque de cor e um sabor excelente

Impressionantemente húmido, com muito chocolate e decorado com um toque de Halloween