Início > Receitas > Maçãs caramelizadas, maçãs de amor e amizade
print

Maçãs caramelizadas, maçãs de amor e amizade

Uma doce surpresa para o(a) nosso(a) companheiro(a), amigos e amigas.

Com a nossa simples receita de caramelo caseiro, as maçãs caramelizadas são muito fáceis de fazer. E o que fazemos com as sobras de caramelo? Fazemos caramelos!

Ingredientes

Para 8 pessoas
   8 maçãs (para porções mais pequenas, consulte a nossa secção de: O melhor para as sobras).
   1 lata de leite condensado açucarado (por exemplo, 400 g)
   50 g de mel líquido (2 colheres de sopa)
   150 g de açúcar
   150 g de manteiga
   Opcional: avelãs, nozes picadas, crocante de amêndoas, coco ralado, pérolas, corações ou granulado de açúcar, etc.
   Pauzinhos de madeira
   Papel vegetal da Albal®
Preparação
Peparação 20 min.
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo 1

Lave e seque as maçãs. Espete um pauzinho de madeira em cada maçã.

Passo 2

Numa panela, coloque o leite condensado, o mel e o açúcar. Corte a manteiga em cubos e acrescente. Deixe ferver em lume médio e depois cozinhe em lume brando durante 5 a 10 minutos, mexendo constantemente, até obter uma mistura espessa de caramelo.

Passo 3

Coloque as maçãs até metade no caramelo. Para as decorar, envolva-as pressionando ligeiramente sobre a decoração escolhida (avelãs, nozes picadas, crocante de amêndoas, coco ralado, pérolas, corações ou granulado de açúcar). Se preferir, deixe-as apenas com o caramelo, não as decorando, como opção. Depois, coloque as maçãs caramelizadas sobre papel vegetal da Albal®, evitando que se toquem para que não fiquem coladas. Deixe as maçãs caramelizadas arrefecerem um pouco ou totalmente e desfrute.

Receita da Albal® Maçãs caramelizadas com nozes e polvilhadas sobre papel vegetal da Albal®

Conselho Albal®

Se desejar, pode adicionar 2 ou 3 pitadas de sal ao molho de caramelo e obterá um delicioso caramelo ligeiramente salgado ou pode também acrescentar sumo de limão para lhe dar um toque de limão.

O melhor para as sobras

As maçãs caramelizadas conservam-se à temperatura ambiente durante 2 a 3 dias. Também pode guardá-las no frigorífico e obter um caramelo muito crocante.

Se quiser fazer menos maçãs caramelizadas, basta fazer caramelos com a mistura que sobrar. Para tal, coloque a mistura de caramelo que sobrar numa pequena forma (por exemplo, uma forma para pão) forrada com película aderente da Albal®. Se a forma for maior, forre delimitando com papel de alumínio da Albal® para que o caramelo não fique demasiado plano e fino. Para fazê-lo, basta enrolar o papel de alumínio em forma de salsicha e colocá-lo na forma para delimitar até onde se pretender verter o caramelo. Deixe que o caramelo endureça completamente. Em seguida, desenforme a mistura e corte-a em pedaços do tamanho que pretender, por exemplo do tamanho de um caramelo. Envolva cada um deles em papel vegetal da Albal®. Estes mantêm-se conservados durante aproximadamente 3 semanas à temperatura ambiente. Inicialmente apresentam uma consistência mole e pegajosa. Passadas 1 a 2 semanas ficam um pouco mais duros, não perdendo o seu delicioso sabor.

Receitas relacionadas

As aulas já recomeçaram! Precisas de alguma inspiração para o lanche dos teus filhos? Que tal uma baguete com queijo saboroso e legumes saudáveis?

Branco como a neve, rosa como a framboesa e duplamente cremoso e saboroso para desfrutar.

A sobremesa para todos os gostos. Para torná-la perfeita acrescente chantilly ou fruta.