Início > Receitas > Hambúrgueres deliciosos feitos com sobras de beterraba
print

Hambúrgueres deliciosos feitos com sobras de beterraba

Vegetariano e sustentável: utiliza sobras de beterraba para preparares uns hambúrgueres saborosos. Vê como se faz.

A beterraba é um topping perfeito para saladas. Dá-lhes cor e um sabor terroso único. No entanto, muitas vezes temos beterraba de sobra. Está na altura de aproveitar estas sobras de forma inteligente: os hambúrgueres de beterraba são saudáveis e deliciosíssimos, sendo também uma alternativa vegetariana à versão convencional feita com carne.

Ingredientes

Para 4 pessoas
   350 g de beterraba, sem casca e cortada em cubos
   90 g de quinoa
   100 g de queijo ricota
   ½ cebola
   2 - 4 colheres de sopa de pão ralado
   1 ovo
   1 dente de alho picado
   2 colheres de chá de sumo de limão
   Sal e pimenta
Preparação
80-90 min
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo 1:

Pré-aquece o teu forno a 180 °C e estende uma folha de papel vegetal da Albal® com parte inferior antideslizante sobre um tabuleiro.

 

Passo 2:

Prepara a quinoa de acordo com as instruções no pacote.

 

Passo 3:

Corta a beterraba grosseiramente em cubos, distribui os mesmos pelo papel vegetal e rega-os com um pouco de azeite. Em seguida, leva-os ao forno durante cerca de 30 minutos. Depois retira o legume do forno e deixa-o arrefecer.

 

Passo 4:

Coloca a beterraba num liquidificador e tritura-a com cuidado. Os cubos devem preservar alguma da sua estrutura, não devendo transformar-se em puré.

 

Passo 5:

Agora mistura os restantes ingredientes com a massa de beterraba numa taça. Se a massa estiver demasiado húmida, adiciona mais pão ralado. Assim que alcançares a consistência desejada, tempera a massa pela última vez.

Receita Albal® vegetariana: hambúrgueres de beterraba

Passo 6:

Em seguida, podes dar forma aos hambúrgueres. Coloca-os no frigorífico durante meia hora, utilizando película aderente da Albal® para os cobrir.

 

Passo 7:

Por fim, coloca os hambúrgueres sobre o papel vegetal. Cozinha ambos os lados até o exterior ficar ligeiramente crocante. Para isso, utiliza uma espátula para os virares cuidadosamente após 15 minutos e volta a colocá-los no forno durante mais um quarto de hora. O revestimento antideslizante impede que colem.

 

E acabaste de preparar uns hambúrgueres vegetarianos saborosos utilizando sobras de alimentos! São irresistíveis quer os combines com os teus toppings para hambúrguer preferidos e uma sopa deliciosa ou apenas com um molho!

 

Pensas muitas vezes em como podes usar as tuas sobras de legumes? E que tal uma piza de couve-flor? Ou se te apetecer algo doce: bolo de cenoura no copo?

 

Receitas relacionadas

Faláfel 25.09.2019

Cozinhe esta delícia que, além do mais, é ideal para vegetarianos!

A receita perfeita para comer legumes de uma forma diferente e deliciosa

Baguetes 29.06.2020

Crocante, fofo e delicioso - o acompanhamento perfeito para churrascos, festas ou simplesmente para os seus pequenos-almoços, almoços ou jantares.