Início > Receitas > Focaccia
print

Focaccia

Uma massa suculenta e leve, um prato muito apelativo na mesa

A base da nossa focaccia é uma massa simples com fermento e azeite que poderá comer sem talheres. Além disso, decore com tomate, cebola e azeitonas. Adicione algumas ervas aromáticas e ficará mais saborosa e bonita!

Ingredientes

Para 6 pessoas
   300 gramas de farinha
   1 pacote de fermento
   2 + 3 colheres de sopa de azeite
   1 colher de chá de sal
   Meia colher de sopa de açúcar
   Papel vegetal da Albal ®
   À escolha: tomates mini, tomilho, salsa, azeitonas pretas, cebola vermelha.
Preparação
Preparação 25 min. Repouso 90 min. Confeção no forno 20-25 min.
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Modo de fazer

  1. Misture bem 300 g de farinha e um pacote de fermento. Acrescente duas colheres de sopa de azeite, 1 colher de sopa de sal e meia colher de sopa de açúcar. Em seguida, junte 200 ml de água morna e misture tudo com uma batedeira até obter uma massa fofa. Cubra com um pano ligeiramente húmido e deixe subir num local quente durante 1 hora.
  2. Polvilhe as mãos com farinha, amasse a massa e forme 6 bolas. Achate cada bola com a palma da mão para formar um pequeno pão com um centímetro de altura, aproximadamente. Coloque o pão num tabuleiro de forno com papel vegetal da Albal®. Pressione um pouco com os dedos e cubra com um pano ligeiramente húmido para repousar num local quente durante 30 minutos.
  3. Se quiser decorar os pães, prepare os ingredientes: corte as azeitonas e os tomates, separe as folhas de salsa do caule e os ramos de tomilho e corte as cebolas.
  4. Pré-aqueça o forno de convecção a 180 °C (200 °C de calor em cima/baixo). Pique um pouco a massa. Coloque o sal, as ervas aromáticas e os restantes ingredientes por cima e leve ao forno durante cerca de 10 minutos. Em seguida, espalhe 3 colheres de sopa de azeite sobre a focaccia. Leve novamente as focaccias ao forno durante 20-25 minutos até que estejam douradas.

O melhor para as sobras

As focaccias podem ser conservadas num sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® da Albal® até 3 dias. Desta forma, não secam e continuam suculentas. Antes de consumir, leve as focaccias ao forno a 180 °C durante 5 minutos.

Se pretender consumir mais tarde, congele as focaccias. Ficarão descongeladas em 2-3 horas à temperatura ambiente e não será necessário levá-las ao forno. Se quiser as focaccias mais crocantes, leve novamente ao forno a 180 °C durante 5 minutos.

Receita Albal®: Focaccia em Papel Vegetal Albal®

Receitas relacionadas

Compraste demasiadas batatas? Podes usá-las para preparar um gnocchi delicioso!

Podes fazer um ketchup caseiro delicioso com tomates muito maduros. Esta é uma receita que não pode faltar num churrasco de verão!

Indispensável nos dias quentes de verão: gelado de limão acabado de fazer. A forma mais divertida de aproveitar sobras!