Início > Receitas > Fantasmas de merengue
print

Fantasmas de merengue

Buuuuu! Que medo! Aí vêm os fantasmas de merengue para os pequenos e grandes gulosos da casa.

Para o Halloween, uma festa de aniversário ou qualquer evento assustador: os nossos fantasmas de merengue açucarado são preparados no forno com papel vegetal da Albal®

Ingredientes

Para 30 pessoas
   100 g de açúcar em pó
   100 g de açúcar fino
   3 claras de ovo de tamanho M (do frigorífico)
   1 pitada de sal
   1 colher de chá de sumo de limão
   1 lápis de pasteleiro de cor escura (como alternativa, 50 g de chocolate negro derretido)
   O papel vegetal da Albal®
Preparação
Preparação 35 min. Confeção no forno 1 hora e meia
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Modo de fazer

  1. Pré-aqueça o forno a 90 °C. Forre dois tabuleiros de forno com papel vegetal da Albal®. Se faltar um segundo tabuleiro, utilize simplesmente a grelha.
  2. Misture 100 g de açúcar em pó e 100 g de açúcar fino.
  3. Coloque 3 claras de ovo juntamente com uma pitada de sal e uma colher de chá de sumo de limão num recipiente limpo e sem gordura. Bata as claras em castelo com uma batedeira de varetas ou uma batedeira elétrica (ou um processador de alimentos). Após as claras obterem uma textura espumosa e sólida, acrescente gradualmente a mistura de açúcar e continue a bater até que o açúcar se dissolva e a mistura fique brilhante.
  4. Coloque a mistura de merengue num saco de pasteleiro. Opcionalmente, se não tiver um saco de pasteleiro, pode criá-lo com papel de alumínio da Albal® de acordo com esta dica. Forre o tabuleiro ou os tabuleiros de forno com papel vegetal da Albal e forme os fantasmas.
  5. Para tal, faça uma abertura com 3 cm de largura para formar os fantasmas maiores. Para cada fantasma, aperte o saco de pasteleiro para utilizar primeiro uma grande quantidade de merengue para formar a parte inferior, depois uma parte de tamanho médio para a parte central e uma parte pequena para a parte superior (a cabeça); em seguida, puxe o saco de pasteleiro para cima para formar uma ponta pequena.
  6. Para os fantasmas mais pequenos, coloque o merengue num saco de pasteleiro com bico perfurado. Espalhe os fantasmas de merengue no papel vegetal da Albal®, a cabeça em primeiro lugar, depois os braços e, por fim, o corpo.
  7. Após terminar de formar os fantasmas, leve os tabuleiros ao forno pré-aquecido e deixe durante cerca de 1,5 a 2 horas com a porta do forno ligeiramente aberta (utilizando uma colher de pau, por exemplo). Quando os fantasmas estiverem prontos, irão descolar facilmente do papel. Retire do forno e deixe arrefecer completamente.
  8. Quando estiverem frios, desenhe os olhos com o lápis de pasteleiro de cor escura ou com o chocolate de cobertura derretido.

Receitas Albal®: vários fantasmas de merengue e fantasmas em papel vegetal da Albal®

O melhor para as sobras

Coloque os fantasmas de merengue numa lata de bolachas ou em sacos multiusos Zipper® da Albal® – retirando o máximo de ar possível antes de fechar – e os fantasmas irão conservar-se durante pelo menos uma semana.

Receitas relacionadas

Nuvens, esponjas, marshmallows? Independentemente de como os chamas, a verdade é que não devem ter só um sabor adocicado e açucarado. Convidamos-te a experimentar a nossa receita com sabor a framboesa, limão... Simplesmente, sabor a fruta!

As amoras, framboesas e mirtilos conferem a esta sobremesa um toque de cor e um sabor excelente

Uma sobremesa deliciosa especial para celíacos