Início > Tips & Tricks > Conselhos da Albal® sobre queimaduras causados pelo frio
print

Conselhos da Albal® sobre queimaduras causados pelo frio

Porque com a embalagem correta nada pode correr mal

Sabe o que são as queimaduras causadas pelo frio ou que consequências têm nos alimentos? Se o ar entrar nos alimentos congelados, podem ficar ressecados em alguns sítios e aparecerem manchas brancas ou castanhas nos alimentos. Para evitar as queimaduras causadas pelo frio, devem ser usadas embalagens ajustáveis e resistentes ao vapor de água. Se quiser saber mais, continue a ler.

25. Outubro 2020, 15:35 Uh

O que são as queimaduras causadas pelo frio?

Se o ar entrar em alimentos congelados, ou se ocorrerem mudanças de temperatura, então, é possível que os alimentos congelados sequem em alguns sítios. Os alimentos com elevado teor de água são especialmente propensos a isto. As queimaduras causadas pelo frio produzem manchas de cor branca a castanho acinzentado nos alimentos. Estas partes descoloradas são semelhantes a superfícies queimadas; é por esta razão que este processo é denominado queimadura causada pelo frio.

Qual o efeito das queimaduras causadas pelo frio?

Os alimentos que apresentam queimaduras causadas pelo frio não se estragam nem são prejudiciais para a saúde. No entanto, mudam a consistência e o sabor dos alimentos quando os cozinha. A perda de água leva à desnaturalização das proteínas e à oxidação das gorduras e de outras substâncias. Isto pode afetar a digestibilidade, a comestibilidade e o sabor dos alimentos.

Como evitar as queimaduras causadas pelo frio?

Usar embalagens perfeitamente ajustáveis e que sejam resistentes ao vapor de água como os sacos de congelação ou os sacos Zipper® da Albal®. Guarde os alimentos da forma mais nivelada possível. Retire o ar com a mão e feche o saco hermeticamente. Isto é especialmente fácil nos sacos com fecho incorporado. Minimize os tempos de transporte e utilize recipientes adequados (por exemplo, sacos de frio). Abra o congelador o menor número de vezes para evitar mudanças de temperatura. Congele os alimentos num congelador que possa alcançar os -18 °C. Outros aparelhos ou compartimentos do congelador apenas são adequados para o armazenamento a curto e médio prazo de produtos ultracongelados.

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

A curgete é muito versátil e fica deliciosa recheada, em creme, salteada ou cortada em espiral como esparguete. Se comprou demasiada curgete, congele-a antes que se estrague!

Congelar abóbora: conservar o legume de outono por mais tempo. No outono, a abóbora está sempre no topo da nossa lista de compras.

O final do verão assinala o final da época da beringela, mas isso não significa que não possas continuar a fazer mussaca ou outras receitas deliciosas! Se congelares este legume corretamente, poderás continuar a usá-lo nos meses seguintes.