Início > Tips & Tricks > Congele curgete de forma adequada
print

Congele curgete de forma adequada

A curgete é muito versátil e fica deliciosa recheada, em creme, salteada ou cortada em espiral como esparguete. Se comprou demasiada curgete, congele-a antes que se estrague!

A época das curgetes é de julho a outubro, que é quando são cultivadas nas hortas e quando estão crocantes, frescas e com um aroma delicioso. As colheitas de curgetes são geralmente abundantes, sendo necessário ter em conta a conservação de grandes quantidades de curgetes sem que estas se estraguem. O nosso conselho é muito simples: congelá-las.

27. Janeiro 2021, 15:22 Uh

O que precisa para congelar curgetes:

  • Sacos de congelação da Albal®
  • Tábua de cortar
  • Faca
  • Mola para conservação de comida
  • Um pouco de sal (depende da quantidade)
  • Curgetes, evidentemente.

Curgetes congeladas – passo a passo:

1. Reserve as curgetes mais pequenas para congelação.

As curgetes mais pequenas têm menos água e, por isso, são mais adequadas para ser congeladas. Utilize as maiores para consumo imediato. Ficarão ainda mais crocantes e conservar-se-ão em perfeitas condições, depois de congeladas.

2. Lave e corte as curgetes.

Lave e seque as curgetes e corte as pontas. Depois corte as curgetes como preferir, em cubos ou tiras. Os zoodles, ou seja, as curgetes em forma de esparguete não são, infelizmente, adequadas para congelação.

3. Tempere as curgetes com sal.

Coloque as curgetes cortadas num coador. Polvilhe-as com uma pitada de sal. Espere cerca de 15 minutos e retire a água com um pano de cozinha. O sal remove a água das curgetes, deixando-as mais crocantes.

4. Congele as curgetes.

Coloque as curgetes preparadas num saco de congelação da Albal®, tire o ar e feche o saco com uma mola. E estão prontas a congelar!

5. Vida útil das curgetes no congelador.

As curgetes congeladas podem ser conservadas durante 8 meses. Para se certificar de que as curgetes cortadas em cubos ou rodelas não ficam esquecidas no fundo do congelador, use a aplicação Foodsaver da Albal®. A aplicação irá avisá-lo com antecedência sobre a data limite de consumo indicada para descongelar e cozinhar as curgetes. E falando em descongelar: pode colocar a curgete congelada diretamente na panela ou na sertã para a estufar, fritar ou cozer.

 

Curgetes frescas em rodelas no saco de congelação da Albal®

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

Aprenda a fazer moldes de cupcake com papel vegetal Albal®

Sobrou-te fermento de padeiro fresco? Não há problema: podes simplesmente congelar o fermento e descongelá-lo quando precisares dele. Nós mostramos-te como o fazer.

Mostramos-te passo a passo como congelar e descongelar corretamente cantarelos, cogumelos brancos, etc.