Início > Tips & Tricks > Congelar e conservar corretamente peito de frango
print

Congelar e conservar corretamente peito de frango

Quer seja assado no forno, frito na frigideira ou usado como topping para saladas, um peito de frango tenro é um bom ingrediente para diferentes receitas deliciosas!

Nós mostramos-te como o congelar corretamente em poucos passos e mantê-lo sempre à disposição para quando te apetecer um prato de frango. Não tens tempo para transformar o peito de frango que compraste num prato delicioso? Ou o frango da quinta local está em promoção e queres aproveitar a ocasião? Não há problema! Porque, além de ser uma excelente fonte de proteína, este alimento também é ótimo para congelar. Se o preparares corretamente, poderás conservar o peito de frango no teu congelador até 6 meses. Quer seja um caril delicioso ou wraps rápidos com tiras de frango, com esta reserva de frango sempre à disposição poderás preparar algo delicioso rapidamente quando te apetecer um prato de frango.

06. Fevereiro 2023, 11:35 Uh

Deves ter em atenção algumas dicas simples para conservares o peito de frango. Em primeiro lugar, é importante que o frango seja congelado o mais fresco possível. Além disso, deves pensar na divisão em porções ideal com antecedência. Desta forma, mais tarde poderás descongelar porções maiores ou mais pequenas de forma flexível. Também é importante fechar o saco de congelação hermeticamente para não comprometer a qualidade do alimento durante a conservação no congelador. Criamos um resumo sobre como congelar corretamente em alguns passos:

1. Preparar o peito de frango

Quanto mais fresco for o peito de frango, melhor. Por isso, quando comprares uns gramas a mais no talho ou no supermercado, congela logo a carne.

2. Dividir o peito de frango em porções

Antes da congelação, divide a carne em pedaços com um tamanho conveniente para que a possas descongelar em porções posteriormente. Para isso, corta o peito de frango fresco sobre uma tábua limpa, dividindo-o em porções com um tamanho conveniente. Opta por pedaços ou tiras em função da forma como desejares cozinhar o frango mais tarde.

Dica Albal®: Antes da congelação, divide a carne em pedaços

3. Embalar o peito de frango 

Os sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® da Albal® são perfeitos para a congelação de frango e outras aves. Basta encheres um saco com frango e certificares-te de que os pedaços previamente divididos em porções estão distribuídos uniformemente por todo o saco, sobrepondo-se o mínimo possível. Assim, será mais fácil retirar e descongelar porções mais pequenas posteriormente. Para embalar a carne hermeticamente, coloca o saco de congelação hermético Ultra-Zip® sobre uma tábua e fecha-o, deixando apenas uma abertura do tamanho de um dedo. Em seguida, pressiona o ar para fora do saco com a mão antes de o fechar por completo. Agora o frango está pronto para ser guardado no frigorífico!

Quando embalado hermeticamente e congelado, o peito de frango conserva-se cerca de meio ano no congelador. Ao descongelar, certifica-te de que a carne é descongelada lenta e cuidadosamente. Os pedaços e porções maiores em particular precisam de mais tempo, por isso o processo de descongelamento deve ocorrer no frigorífico e não à temperatura ambiente.

A nossa aplicação gratuita Foodsaver® da Albal® indica-te quando o prazo de conservação do peito de frango está a chegar ao fim e está na altura de preparar um delicioso prato de frango! Na nossa coleção de receitas também irás certamente encontrar uma ou outra ideia inspiradora para a tua próxima sessão culinária, seja ela vegana, vegetariana ou com carne.

Procuras mais dicas para a conservação de alimentos? No nosso website descobres como congelar carne picada corretamente ou como conservar os alimentos no frigorífico durante mais tempo!

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

Tens queijo fatiado, em cubos ou ralado a mais? Temos boas notícias: é possível congelá-lo!

Sobrou-te fermento de padeiro fresco? Não há problema: podes simplesmente congelar o fermento e descongelá-lo quando precisares dele. Nós mostramos-te como o fazer.

Graças às suas cores, os pimentos são muito vistosos e, além de serem deliciosos, podem ainda ser adicionados a quase todos os pratos. O melhor deste legume é que se pode congelar e ter sempre em casa pronto a comer.