Início > Tips & Tricks > Congelar e conservar corretamente peito de frango
print

Congelar e conservar corretamente peito de frango

Quer seja assado no forno, frito na frigideira ou usado como topping para saladas, um peito de frango tenro é um bom ingrediente para diferentes receitas deliciosas!

Nós mostramos-te como o congelar corretamente em poucos passos e mantê-lo sempre à disposição para quando te apetecer um prato de frango. Não tens tempo para transformar o peito de frango que compraste num prato delicioso? Ou o frango da quinta local está em promoção e queres aproveitar a ocasião? Não há problema! Porque, além de ser uma excelente fonte de proteína, este alimento também é ótimo para congelar. Se o preparares corretamente, poderás conservar o peito de frango no teu congelador até 6 meses. Quer seja um caril delicioso ou wraps rápidos com tiras de frango, com esta reserva de frango sempre à disposição poderás preparar algo delicioso rapidamente quando te apetecer um prato de frango.

06. Fevereiro 2023, 11:35 Uh

Deves ter em atenção algumas dicas simples para conservares o peito de frango. Em primeiro lugar, é importante que o frango seja congelado o mais fresco possível. Além disso, deves pensar na divisão em porções ideal com antecedência. Desta forma, mais tarde poderás descongelar porções maiores ou mais pequenas de forma flexível. Também é importante fechar o saco de congelação hermeticamente para não comprometer a qualidade do alimento durante a conservação no congelador. Criamos um resumo sobre como congelar corretamente em alguns passos:

1. Preparar o peito de frango

Quanto mais fresco for o peito de frango, melhor. Por isso, quando comprares uns gramas a mais no talho ou no supermercado, congela logo a carne.

2. Dividir o peito de frango em porções

Antes da congelação, divide a carne em pedaços com um tamanho conveniente para que a possas descongelar em porções posteriormente. Para isso, corta o peito de frango fresco sobre uma tábua limpa, dividindo-o em porções com um tamanho conveniente. Opta por pedaços ou tiras em função da forma como desejares cozinhar o frango mais tarde.

Dica Albal®: Antes da congelação, divide a carne em pedaços

3. Embalar o peito de frango 

Os sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® da Albal® são perfeitos para a congelação de frango e outras aves. Basta encheres um saco com frango e certificares-te de que os pedaços previamente divididos em porções estão distribuídos uniformemente por todo o saco, sobrepondo-se o mínimo possível. Assim, será mais fácil retirar e descongelar porções mais pequenas posteriormente. Para embalar a carne hermeticamente, coloca o saco de congelação hermético Ultra-Zip® sobre uma tábua e fecha-o, deixando apenas uma abertura do tamanho de um dedo. Em seguida, pressiona o ar para fora do saco com a mão antes de o fechar por completo. Agora o frango está pronto para ser guardado no frigorífico!

Quando embalado hermeticamente e congelado, o peito de frango conserva-se cerca de meio ano no congelador. Ao descongelar, certifica-te de que a carne é descongelada lenta e cuidadosamente. Os pedaços e porções maiores em particular precisam de mais tempo, por isso o processo de descongelamento deve ocorrer no frigorífico e não à temperatura ambiente.

A nossa aplicação gratuita Foodsaver® da Albal® indica-te quando o prazo de conservação do peito de frango está a chegar ao fim e está na altura de preparar um delicioso prato de frango! Na nossa coleção de receitas também irás certamente encontrar uma ou outra ideia inspiradora para a tua próxima sessão culinária, seja ela vegana, vegetariana ou com carne.

Procuras mais dicas para a conservação de alimentos? No nosso website descobres como congelar carne picada corretamente ou como conservar os alimentos no frigorífico durante mais tempo!

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

Mostramos-te passo a passo como congelar e descongelar corretamente cantarelos, cogumelos brancos, etc.

Cortaste demasiada cebola ou tens cebolas em casa que estejam prestes a estragar-se? Congela-as! Além de sustentável, também é prático. Nós mostramos-te a melhor maneira de congelar cebola.

É necessário cozer o feijão verde antes de o congelar? Qual é a vida útil do feijão congelado? Existe algum aspeto que precise de especial de atenção? Explicamos passo a passo como o congelar.