Início > Receitas > Chips de vegetais e creme de batata-doce
print

Chips de vegetais e creme de batata-doce

São saborosos, tanto individualmente como juntos – trazendo para a mesa muitos legumes de uma forma deliciosa.

Fazemos as mais deliciosas fatias de vegetais no forno em crocantes chips de vegetais. E o resto está no creme. Assim nada se desperdiça e o resultado é simplesmente de sabor a dobrar.

Ingredientes

Para 4 pessoas
   2 cenouras (aprox. 200 g)
   1 cherovia (aprox. 200 g)
   1 batata-doce grande (aprox. 700 g)
   1 beterraba
   1,5 colher de sopa + 2 colheres de sopa de azeite
   sal, pimenta
   1 maçã
   20 g de gengibre
   800 ml de caldo de legumes
   200 ml de creme
   Papel vegetal da Albal®
   Saco multiusos Zipper® da Albal®(3 l)
   Papel de cozinha
Preparação
Preparação 30 min. Cozedura: 30 - 45 min.
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo 1

Pré-aquecer o forno a 150 °C. Lavar, limpar e secar os legumes; não é necessário descascar. Usando uma faca ou uma máquina de fatiar, corte um quarto da batata-doce e a cherovia, meia cenoura e toda a beterraba em rodelas muito finas, o mais uniformes possível. Usar a parte grossa dos legumes com a cenoura e a cherovia; as rodelas ficam significativamente mais pequenas no forno.

Passo 2

Colocar as rodelas lado a lado sobre papel de cozinha e deitar um pouco de sal. Cobrir com outra camada de papel de cozinha e depois colocar por cima o tabuleiro de forno e, por cima, duas panelas ou sertãs para fazer peso e permitir que os legumes fiquem prensados. Deixar repousar durante 5-10 minutos para retirar o excesso de água.

Passo 3

Cobrir o tabuleiro do forno com papel vegetal da Albal®. Com um pincel de cozinha espalhar uma camada fina de azeite de ambos lados das rodelas de vegetais e deitar um pouco de sal. Disponha-as sobre o tabuleiro de forno, separando-as de acordo com os tipos de vegetais, uma vez que alguns ficam crocantes quase de imediato e por isso são mais fáceis de retirar do tabuleiro de forno. Como alternativa a utilizar o pincel para espalhar o azeite sobre os vegetais (cenoura, cherovia, batata-doce) com a exceção da beterraba, colocá-los num saco multiusos Zipper® da Albal®. Adicionar 1 colher de sopa de azeite e 3 pitadas de sal, fechar o saco e misturar tudo (com cuidado para que não se partam) para que as fatias fiquem ligeiramente cobertas de azeite por todo. Colocar as fatias de vegetais no tabuleiro de forno. Depois colocar as fatias de beterraba no saco multiusos Zipper® da Albal®, adicionar 1/2 colher de sopa de azeite e 1-2 pitadas de sal, fechar o saco e misturar o conteúdo. Colocá-las sobre o tabuleiro de forno.

Passo 4

Colocar o tabuleiro no forno pré-aquecido, a um nível médio, e deixar a porta do forno ligeiramente aberta, com a ajuda do cabo de um colher de pau a servir de cunha. Isto permite que a humidade seja libertada e que os chips de vegetais fiquem agradáveis e crocantes. Verifique os vegetais após 30-35 minutos. Retirar os legumes que já estejam crocantes e ligeiramente dourados e manter no forno os restantes até que também estejam ligeiramente dourados e crocantes. Depois, é melhor conservá-los fora do tabuleiro sobre papel vegetal. Se ficarem no tabuleiro, cozinharão um pouco mais, uma vez que o tabuleiro demora a arrefecer.

Passo 5

Entretanto, preparamo-nos para fazer o creme de batata-doce. Descascar a maçã e o gengibre e cortá-los em cubos grandes juntamente com os restantes legumes. Aquecer 2 colheres de sopa de óleo numa caçarola em lume médio e fritar tudo durante 10 minutos, mexendo de vez em quando. Apurar com 800 ml de caldo vegetal e cozinhar em lume brando durante 15 minutos. Adicionar os 200 ml de creme e triturar finamente com a liquidificadora. Se o creme estiver demasiado espesso, adicionar um pouco mais de caldo de legumes a gosto. Deitar o creme de batata-doce em tigelas ou em pratos e decorar com os chips de legumes caseiros.

Chips de legumes feitos-cherovia,batata-doce, cenoura e beterraba sobre papel vegetal Albal®, com creme de batata-doce.

O melhor para as sobras

O creme de batata-doce pode ser conservado no frigorífico durante 2 dias, se se cobrir totalmente, por exemplo, com película aderente da Albal®

Os chips de legumes podem manter-se crocantes e saborosos dentro dos sacos multiusos Zipper® da Albal® ou dos sacos de congelação Ultra Zip® da Albal®. A única coisa a fazer é meter os chips de legumes e, antes de fechar o saco, retirar todo o ar possível, do saco antes de fechar.

De acordo com a nossa experiência, as cherovias são as que mais tempo se mantêm crocantes, ao inverso da beterraba.

Receitas relacionadas

Leve ao forno e acerte nesta deliciosa receita

Faláfel 25.09.2019

Cozinhe esta delícia que, além do mais, é ideal para vegetarianos!

Wraps de frango 12.07.2019

Uma receita de David Arroyo (ideas_entre_fogones)