Início > Receitas > Bolo de chocolate
print

Bolo de chocolate

Impressionantemente húmido, achocolatado e decorado com um toque de São Valentim

As amêndoas moídas, a manteiga, os ovos, o açúcar, um pouco de farinha e muito chocolate tornam o nosso bolo de chocolate incrivelmente húmido e achocolatado. E a decoração no topo? Extremamente doce!

Ingredientes

Para 12 pessoas
   200 gramas de manteiga
   200 gramas de chocolate negro
   150 gramas de açúcar
   4 ovos (tamanho M)
   100 gramas de farinha
   100 gramas de amêndoas moídas
   2 colheres de chá de fermento em pó (ligeiramente cheias)
   150 gramas de chocolate de leite ou 125 gramas de chocolate negro
   100 ml + 2-3 colheres de sopa de natas batidas
   75 gramas de açúcar em pó
   Papel vegetal da Albal®
   Saco de pasteleiro ou papel de alumínio da Albal®
   Palito
Preparação
30 min preparaçao + 30 min forno
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Para o bolo de chocolate

  1. Para o bolo de chocolate, pré-aqueça o forno a 160 °C com ar circulante (180 °C de calor superior/inferior). Forre a forma desmontável com papel vegetal da Albal®. Derreta 200 g de manteiga e 200 g de chocolate negro num tacho pequeno em lume brando. Deixe arrefecer um pouco.
  2. Entretanto, bata 150 g de açúcar e 4 ovos com a batedora manual durante 5 minutos até que fique ligeiramente cremoso. Acrescente a mistura de manteiga e chocolate lentamente.
  3. Acrescente 100 g de farinha, 100 g de amêndoas moídas e 2 colheres de chá de fermento em pó, mexa brevemente e acrescente à primeira mistura. Estenda a massa na forma e leve ao forno por 30 minutos.
  4. Utilize um palito de madeira na massa para confirmar se não fica colada ao palito e está líquida. Deixe o bolo arrefecer durante 15 minutos e solte a forma desmontável. Deixe arrefecer mais um pouco e retire para um prato ou uma grelha, deixando a parte lisa do bolo virada para cima. Retire o papel vegetal da Albal®.
  5. Corte finamente 150 g de chocolate de leite ou 125 g de chocolate negro para a cobertura. Aqueça 100 ml de natas até levantar fervura, retire do lume e acrescente o chocolate. Mexa até que todos os ingredientes fiquem bem misturados com uma textura suave. Reserve a cobertura de chocolate e deixe arrefecer até estar morno. Espalhe sobre a parte inferior do bolo.
  6. Misture 75 g de açúcar em pó e 2 ou 3 colheres de sopa de natas e bata até adquirir uma textura cremosa. Encha o saco de pasteleiro e fure o bico. Alternativamente, enrole um pouco de papel de alumínio da Albal® em forma de saco de pasteleiro e faça um pequeno corte num canto.

Para a decoração

Para a decoração, coloque gotas de cobertura em círculo sobre o chocolate. Com um palito de madeira, transforme as gotas em corações. Deixe a cobertura de chocolate endurecer pouco a pouco, para que se mantenha cremosa durante bastante tempo. Se ficar firme ou endurecer rapidamente, arrefeça brevemente o bolo de chocolate.

Iniciativa Save Food da Albal®

Dica SaveFood

O melhor para as sobras: envolva as porções de bolo que sobrem em papel de alumínio da Albal® e permanecerão frescas durante 4 dias.

Receita de bolo de chocolate

Receitas relacionadas

Branco como a neve, rosa como a framboesa e duplamente cremoso e saboroso para desfrutar.

Tem tanto de surpreendente como de saborosa: Prepara a tua própria mousse de chocolate vegana com o líquido do grão-de-bico, a aquafaba.

Uma sobremesa deliciosa para lhe alegrar o dia