Início > Receitas > Batatas fritas de polenta com sobras de sêmola de milho
print

Batatas fritas de polenta com sobras de sêmola de milho

Demasiada polenta? Isso não existe. A sêmola de milho consegue ser igualmente saborosa no dia seguinte quando transformada em deliciosas batatas fritas.

Há certos alimentos que temos tendência a cozinhar em porções demasiado grandes. Por exemplo, cozinhamos sempre arroz ou massa a mais. Isto também acontece com a polenta: a caçarola continua meia cheia depois de terminarmos de comer e estarmos de barriga cheia. Temos uma ótima dica de reaproveitamento de sobras para que não tenhas de deitar fora a sêmola de milho que tenhas preparado: a polenta continua saborosa no dia seguinte, especialmente se a transformares em batatas fritas. É rápido e é uma forma sustentável de utilizar os teus recursos.

Ingredientes

Para 4 pessoas
   350 g de polenta
   1,25 l de caldo de legumes
   1 dente de alho esmagado
   2 colheres de sopa de flocos de levedura (opcional)
   2 colheres de sopa de azeite
   Alecrim e tomilho (um punhado)
   Sal, pimenta
Preparação
-
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Preparação da polenta

  1. Em primeiro lugar, lava as ervas aromáticas, seca-as com um pano e pica-as finamente.
  2. Cozinha o caldo de legumes numa caçarola larga. Retira a caçarola do lume cuidadosamente e deixa a polenta misturar-se com o caldo, mexendo continuamente.
  3. No passo seguinte, podes misturar o alho, os flocos de levedura e o azeite.
  4. Agora basta adicionares as ervas aromáticas picadas e temperar com sal e pimenta.

Transformação em batatas fritas de polenta

Se, no dia seguinte, quiseres transformar as sobras em batatas fritas de polenta, só precisas de papel vegetal da Albal® e de um pouco de azeite. Procede da seguinte forma:

  1. Pré-aquece o forno a 200 °C com a resistência superior e inferior ligadas.
  2. Espalha a polenta sólida sobre uma tábua de cortar e alisa-a.
  3. Depois corta a polenta em pedaços com o comprimento e espessura de um dedo.
  4. Agora forra um tabuleiro para o forno com papel vegetal antideslizante da Albal®. Deves distribuir as batatas fritas de polenta uniformemente pelo papel vegetal, tal como farias com batatas fritas para forno normais.
  5. Também deves pincelar as batatas fritas com um pouco de azeite e levá-las ao forno pré-aquecido durante 30 a 40 min., até estarem crocantes.

Batatas fritas de polenta crocantes como acompanhamento.

E já tens um acompanhamento delicioso que contraria o desperdício alimentar diário. Se estiveres à procura de mais receitas e dicas de reaproveitamento de sobras, visita Receitas - Albal

Receitas relacionadas

Dividir o trigo-sarraceno em porções não é tão fácil quanto isso, por isso, por vezes, há sobras no fundo da caçarola. No entanto, se as guardares corretamente, podes transformá-las em saborosos hambúrgueres vegetarianos.

Nesta receita mostramos-te como podes preparar o teu recheio para tortellini com a ajuda de um saco de congelação e, em seguida, rechear facilmente a massa.

Adoramos triângulos de noz! Combinam na perfeição a crocância das nozes e a delicadeza da fruta.