Início > Receitas > Baguetes
print

Baguetes

Crocante, fofo e delicioso - o acompanhamento perfeito para churrascos, festas ou simplesmente para os seus pequenos-almoços, almoços ou jantares.

A massa para a nossa receita simples de baguete não se amassa, mexe-se. Não é necessária uma forma especial para cozer. Porque fazermos o nosso próprio tabuleiro para baguetes com papel de alumínio da Albal® e papel vegetal da Albal®.

Ingredientes

Para 3 pessoas
   500 g de farinha + um pouco para estender e polvilhar
   1 colher de chá de sal
   1 saqueta de fermento seco
   350 ml água morna
   Papel vegetal da Albal®
   Papel de alumínio da Albal®
Preparação
Preparação 15 min. Repouso 140 min. Cozedura: 25 min.
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo 1

Misturar os 500 g de farinha com o sal. Aos 350 ml de água morna junte o fermento e mexa até que se dissolva completamente. Acrescente a água com fermento à farinha e mexa com uma colher de pau até estar tudo bem misturado. Cobrir a massa com um pano ligeiramente húmido e deixá-la subir num local quente durante 2 horas.

Passo 2

Passado esse tempo de repouso da massa, coloca-se sobre a superfície de trabalho, que teremos previamente polvilhado com farinha, tal como as nossas mãos. Não é necessário amassar novamente. Dividir a massa em 3 partes iguais e estendê-la formando pães alargados. Fazer 2 rolos longos do mesmo tamanho com papel de alumínio da Albal® e colocá-los em paralelo sobre o tabuleiro, para que no momento de colocar as baguetes no tabuleiro, haja um espaço do mesmo tamanho e cada baguete tenha o seu lugar. Colocar sobre os rolos e o tabuleiro uma folha de papel vegetal da Albal®, pôr em cima os 3 pães de massa entre cada separação e cobrir com um pano ligeiramente húmido, deixando repousar num local quente durante mais 20 minutos.

Receita Albal®: Baguetes

Passo 3

Enquanto isso, pré-aquecer o forno a 220 °C com ar circulante (não se recomenda o calor superior/inferior). Encher um recipiente resistente ao calor (por exemplo, um tabuleiro de forno) com água e colocá-lo no fundo do forno.

Passo 4

Antes de colocar no forno, fazer uns cortes na diagonal sobre a superfície da massa (pode fazê-lo com uma tesoura ou com uma faca) e polvilhar ligeiramente com farinha. Colocar a meio do forno e deixar cozinhar durante 25 minutos. Aprecia-se melhor enquanto está quente. Deliciosa com a baguete é a manteiga de ervas aromáticas da nossa Pãezinhos recheados com queijo

Receita Albal®: Fazer baguetes de pão com a Albal®

O melhor para as sobras

As baguetes podem ser guardadas num saco de congelação hermético Ultra-Zip® da Albal® até 3 dias. Isto irá mantê-las fofas por dentro e evitar que sequem. Antes de consumir, retirá-las do saco e metê-las no forno a 180 °C durante 5 minutos.

Receitas relacionadas

Batatas em leque com manteiga: macias e cremosas por dentro e deliciosas e crocantes por fora.

Queres surpreender a tua família e amigos com uma receita muito especial? Estas cenouras folhadas com recheio salgado não só são super bonitas, como também são deliciosas!

Prepare uma receita saudável e sem sujar demasiado