Início > Receitas > Triângulos de noz com amêndoas torradas e compota de alperce
print

Triângulos de noz com amêndoas torradas e compota de alperce

Adoramos triângulos de noz! Combinam na perfeição a crocância das nozes e a delicadeza da fruta.

Nesta receita, usamos amêndoas torradas como base e adicionamos-lhe compota de alperce e cobertura de chocolate.

Estás à procura de um biscoito de Natal saboroso que seja fácil de preparar em casa? Então, tens mesmo de experimentar estes triângulos de noz irresistíveis. Assim, vais adoçar o teu Natal e o da tua família! Esta receita dos nossos biscoitos de Natal favoritos é simples e pode ser preparada rapidamente, requerendo muito poucos ingredientes, que até já poderás ter na tua despensa. Com estas instruções passo a passo, vais conseguir preparar facilmente triângulos de noz com compota de alperce e cobertura de chocolate, por isso começa já a cozinhar!

Ingredientes

Para 60 pessoas
   PARA A MASSA PRECISAS DE:
   300 g de farinha
   140 g de açúcar em pó
   140 g de manteiga fria
   2 ovos (classe M)
   3 colheres de sopa de doce de alperce
   ----------------
   PARA A COBERTURA GLACÉ PRECISAS DE:
   125 g de manteiga
   50 g de mel
   220 g de açúcar
   200 g de amêndoas picadas
   200 g de amêndoas laminadas
   150 g de cobertura de chocolate
Preparação
85-90 min
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo 1

Para preparar a massa quebrada, colocar a farinha, o açúcar em pó e a manteiga numa taça grande e amassar os ingredientes com as mãos até se formar uma massa quebradiça. Depois, adicionar os ovos e misturar tudo. Envolver a massa em película aderente e colocá-la no frigorífico durante 60 minutos. Estender a massa sobre uma folha de papel vegetal da Albal®, formando um quadrado com 40 x 60 cm – sem que ela deslize nem enrole!

Passo 2

Depois, colocar o papel vegetal num tabuleiro e perfurar a massa várias vezes com um garfo. Distribuir e pincelar o doce de alperce sobre toda a área da massa.

Passo 3

Numa caçarola pequena, misturar a manteiga, o mel e o açúcar e deixar os ingredientes cozinhar durante 5 minutos em lume brando. Adicionar as amêndoas picadas e as amêndoas laminadas e deixar a mistura cozinhar mais 5 minutos em lume brando, mexendo ocasionalmente.

Passo 4

Em seguida, distribuir a mistura das amêndoas pela massa quebrada e levar ao forno a 180 graus (160 graus com ventilação) durante 20 minutos. Os triângulos de amêndoa estão prontos quando ficarem dourados. Deixar arrefecer, no mínimo, 3 horas, mas preferencialmente de um dia para o outro.

Receita Albal®: Triângulos de noz com amêndoas torradas e compota de alperce

Passo 5

Dividir a massa em 10 tiras longas com uma faca e, depois, cortar pequenos quadrados. Cortar cada quadrado na diagonal, obtendo assim a forma triangular típica.

Passo 6

Derreter a cobertura de chocolate e mergulhar as extremidades dos triângulos de amêndoa na mesma. Deixar os triângulos de amêndoa arrefecer sobre uma folha de papel vegetal da Albal®.

DICAS E CONSELHOS

Se quiseres usar menos chocolate e poupar tempo, também podes distribuir a cobertura pelos triângulos de noz utilizando um garfo ou uma colher. Basta derreter o chocolate, mergulhar o talher e fazer um movimento solto e uniforme por cima do tabuleiro. Deixar o chocolate secar e só depois cortar as porções individuais de triângulos de noz com uma faca. Assim, cada pedaço fica com um padrão de chocolate diferente e é necessária uma menor quantidade de chocolate para a decoração.

Ficaste com vontade de fazer bolachas? No nosso website, encontras muitas outras receitas de Natal que são perfeitas para o período das festas. Experimenta esta cobertura de açúcar com sobras de beterraba e de Matcha ou a receita de spekulatius, um clássico entre os biscoitos de Natal. 

Receitas relacionadas

Gelado de amora 09.08.2019

Faça um delicioso gelado sem ter de usar a máquina de fazer gelados

Inove na cozinha com esta sopa de amêijoas

Uma sobremesa deliciosa para lhe alegrar o dia