Início > Receitas > Gnocchi de batata caseiro
print

Gnocchi de batata caseiro

Compraste demasiadas batatas? Podes usá-las para preparar um gnocchi delicioso!

As batatas são muito versáteis. E esse é, provavelmente, o motivo pelo qual temos sempre algumas a mais em casa. Mas isso não é um problema: elas ficam ótimas para fazer gnocchi quando estão prestes a deixar de ser comestíveis e ficam um pouco moles. Podes comer este clássico italiano de imediato ou cozinhar porções maiores e congelá-las para mais tarde.

Ingredientes

Para 4 pessoas
   750 g de batatas (farinhentas ou bastante moles)
   125 g de farinha
   125 g de sêmola de trigo
   1 ovo
   Sal, pimenta
   1 ramo de salva
   2 colheres de sopa de manteiga
   50 g de parmesão
Preparação
45-50 min
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo 1:

Coze as batatas com a casca em água a ferver durante aprox. 20 minutos. Após descartares a água quente, descasca as batatas, preferencialmente, de imediato e esmaga-as ainda quentes utilizando um esmagador de batatas. Caso não tenhas um esmagador de batatas, também podes tentar esmagá-las com um garfo. Como elas já devem estar bastante moles, essa estratégia deverá funcionar bem.

 

Passo 2:

Agora mistura a massa de batata com a farinha, a sêmola e o ovo, formando uma massa macia. Isto pode ser feito à mão ou com o acessório de amassar do teu processador de cozinha. Em seguida, tempera a massa com sal e pimenta e deixa-a repousar à temperatura ambiente durante uma hora.

 

Passo 3:

Coloca bastante água com sal numa caçarola e dá forma a um gnocchi de teste. Coloca-o na água com cuidado, reduz a temperatura para que ela deixe de ferver e deixa o pedaço de massa cozer durante 10 minutos. Se necessário, agora podes adicionar mais temperos ou sêmola à massa.

 

Passo 4:

Quando a tua massa tiver uma boa consistência, forma rolos com aprox. 2 cm de espessura e corta pedaços com 2 cm de comprimento. Opcionalmente, podes usar os dentes de um garfo para adicionar as ranhuras típicas do gnocchi. Deixa as porções de gnocchi cozinhar em lume brando na água com sal durante 10 minutos.

 

Passo 5:

Entretanto, podes lavar e secar as folhas de salva. Aquece a manteiga numa frigideira e frita a salva até ficar estaladiça. Assim que os gnocchi estiverem cozinhados, retira-os da água, deixa-os escorrer um pouco e, depois, serve-os com a manteiga de salva e um pouco de parmesão. E pronto!

Congelar gnocchi de batata

O melhor deste prato: os gnocchi são extremamente fáceis de congelar e conservar. Para isso, deixa-os escorrer bem depois de os cozeres. Em vez de os servires de imediato, põe-nos num saco Ultra-Zip® da Albal® e coloca-o no congelador. O congelador conserva-os durante cerca de seis meses e a nossa aplicação Foodsaver indica-te atempadamente quando é necessário usá-los. Se quiseres, podes misturá-los, p. ex., com um delicioso molho de tomate feito com tomates muito maduros ou com chouriço e um pesto delicioso.

 

Ficaste com vontade de cozinhar? Nós temos imensas receitas saborosas para ti! Alguma vez fizeste, por exemplo, ketchup caseiro? E um delicioso pão de batata?

Receitas relacionadas

Nuggets de peixe 11.04.2019

Faça os seus próprios nuggets e mime-se

Dê um toque de trufas e parmesão para ter um prato nota dez

Um prato delicioso e suculento que irá certamente repetir