Início > Receitas > Gnocchi de abóbora
print

Gnocchi de abóbora

Gnocchi pequenos, finos e coloridos de abóbora, sêmola e parmesão. Uma delícia!

Será que consegue fazer gnocchi? Claro que sim! Não é difícil. E asseguramos-lhe que terá uns gnocchi de abóbora muito aromáticos e verdadeiramente deliciosos. Pode acompanhá-los com manteiga de sálvia, um molho de queijo, um molho à sua escolha ou, tal como nosso exemplo, com uma salada crocante.

Ingredientes

Para 4 pessoas
   1 abóbora pequena (aprox. 700 g)
   50 g de queijo parmesão
   75 g de sêmola de trigo duro
   50 g de farinha
   50 g de amido de milho
   sal, pimenta
   1 colher de sopa de azeite
   Película aderente da Albal®
   Papel vegetal da Albal®
Preparação
Preparação 45 min. Confeção no forno: 30 min.
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo a Passo

  1. Pré-aqueça o forno de convecção a 180 °C (forno de calor superior/inferior a 200 °C). Lave e corte a abóbora a meio e retire as sementes com uma colher. Corte em oito pedaços e coloque num tabuleiro coberto com papel vegetal da Albal®. Leve ao forno durante 25 a 30 minutos até a abóbora amolecer. Retire a abóbora do forno, coloque-a num recipiente e deixe-a arrefecer durante aproximadamente 15 minutos.
  2. Enquanto isso, rale finamente 50 g de queijo parmesão para uma tigela. Acrescente 75 g de sêmola de trigo duro, 50 g de farinha, 50 g de amido de milho e 1 colher de chá de sal, pimenta a gosto e misture.
  3. Assim que a abóbora estiver fria, passe-a com uma varinha mágica durante aproximadamente 2 minutos até obter a consistência de puré. Acrescente a mistura de farinha e parmesão e uma colher de sopa de azeite e misture tudo novamente com a varinha mágica até obter uma massa fofa. Com as mãos enfarinhadas, faça uma bola com a massa e envolva-a em película aderente da Albal®, deixando-a repousar no frigorífico durante 30 minutos.
  4. Polvilhe a superfície de trabalho com farinha. Amasse a massa com as mãos enfarinhadas. Se a massa estiver demasiado pegajosa, acrescente um pouco mais de farinha, não exagerando. Divida a massa em pedaços pequenos do tamanho de uma noz, faça bolinhas e pressione-as ligeiramente com um garfo para dar forma aos seus gnocchi de abóbora.
  5. Ferva água com sal numa panela. Em seguida, reduza a temperatura para que a água não esteja a borbulhar mas se mantenha a ferver. Coloque os gnocchi de abóbora na água a ferver, deixando cozer. Assim que vierem à superfície (após aproximadamente 3 minutos), estarão prontos. Retire os gnocchi da água com uma escumadeira e sirva-os com pesto ou um molho de queijo cremoso, por exemplo.
  6. Para completar a nossa receita, após retirar os gnocchi da água, reserve-os em papel vegetal em separado. Aqueça um pouco de óleo numa sertã e frite-os ligeiramente por todo. Sirva-os ainda quentes com uma salada fresca com canónigos, uvas, nozes e maçã com um molho de ervas com vinagre e azeite.

Receita da Albal® Massa para gnocchi de abóbora em película aderente em superfície de trabalho enfarinhada.

A nossa recomendação

Para completar a nossa receita, após retirar os gnocchi da água, reserve-os em papel vegetal em separado. Aqueça um pouco de óleo numa sertã e frite-os ligeiramente por todo. Sirva-os ainda quentes com uma salada fresca com canónigos, uvas, nozes e maçã com um molho de ervas com vinagre e azeite.

Receita Albal® Gnocchi de abóbora fritos, salada de canónigos, uvas, nozes, maçã, molho de ervas, vinagre e azeite.

O melhor para as sobras

Misture os gnocchi de abóbora cozidos com um pouco de azeite para não se colarem. Conserve-os numa tigela coberta com película aderente da Albal® no frigorífico durante 3 dias. Salteie os gnocchi na sertã e acompanhe-os com uma salada ou molho.

Receitas relacionadas

Acrescente os ingredientes de que mais gostar para fazer a sua pizza caseira perfeita

Quem não gosta de um doce?

Uma receita exótica para variar os seus menus