Início > Tips & Tricks > Esta é a forma correta de congelar ameixas
print

Esta é a forma correta de congelar ameixas

Conservar ameixas frescas: com apenas alguns passos, terás sempre ameixas prontas a usar no congelador.

Os meses de julho a setembro são a época da ameixa. Nesta altura, podemos colher esta fruta diretamente da árvore e comê-la logo a seguir ou usá-la para fazer bolos e preparar compostas. Mas também é possível fazer isso mais tarde. Porque esta fruta de caroço é ótima para congelar e descongelar. Extremamente prático: irás poupar tempo na preparação posterior e espaço no congelador, se congelares esta fruta já cortada e sem caroço. Assim, estará pronta a usar.

01. Setembro 2022, 17:37 Uh

Congelar ameixas sem caroço

O mais importante é preparar as ameixas para a preparação posterior e, especialmente, remover o caroço. Procede da seguinte forma:

  1. Primeiro, separa as frutas muito moles ou frutas danificadas e usa-as para fazer, por ex., compota de ameixa. As ameixas firmes são as mais fáceis de congelar. Lava a fruta e remove caules e folhas. Em seguida, seca as ameixas cuidadosamente.
  2. Agora vamos remover o caroço. Corta as ameixas a meio com uma faca afiada e remove o caroço.
  3. Coloca as ameixas num prato, afastando-as umas das outras e leva-as ao congelador durante uma hora. Assim, elas não ficarão coladas umas às outras. Depois, podes colocá-las num saco de congelação hermético Ultra-Zip® da Albal® e deixá-las congelar completamente.

 

Dica Albal®: Congelar ameixas sem caroço

Congelar ameixas com caroço

Já tens uma determinada receita em mente e precisas de ameixas inteiras com caroço? Se quiseres fazer, por exemplo, bolinhos de ameixa com a fruta inteira no centro, não precisas de remover o caroço. Também é possível congelar a fruta inteira! Basta seguires o procedimento descrito acima, omitindo os últimos dois passos.

Truques e dicas para congelar ameixas

Convém teres em mente que as tuas ameixas se conservam doze meses no congelador. A nossa aplicação Foodsaver mostra-te essa informação e até te relembra de removeres a fruta do congelador no momento certo. E quando chegar a altura de a usares, geralmente nem é preciso descongelá-la previamente! Queres usá-la para fazer um bolo de ameixa? Não há problema. Usa-a de acordo com a receita, ela descongela durante a confeção. Isto também é válido para uma deliciosa compota de outono: procede da mesma forma que procederias com fruta fresca.

Apetece-te fazer um bolo com fruta? E que tal fazeres um saboroso crumble com as tuas ameixas congeladas?

Isto também lhe poderá interessar

Os frutos secos também podem ser conservados durante mais tempo se forem congelados. Aqui encontras imensas dicas de congelação e conservação para diferentes tipos de frutos secos.

Sobrou-te fermento de padeiro fresco? Não há problema: podes simplesmente congelar o fermento e descongelá-lo quando precisares dele. Nós mostramos-te como o fazer.

O tofu congelado não só se conserva por mais tempo como também é mais fácil de marinar. É assim que funciona.