Início > Tips & Tricks > Esta é a forma correta de congelar ameixas
print

Esta é a forma correta de congelar ameixas

Conservar ameixas frescas: com apenas alguns passos, terás sempre ameixas prontas a usar no congelador.

Os meses de julho a setembro são a época da ameixa. Nesta altura, podemos colher esta fruta diretamente da árvore e comê-la logo a seguir ou usá-la para fazer bolos e preparar compostas. Mas também é possível fazer isso mais tarde. Porque esta fruta de caroço é ótima para congelar e descongelar. Extremamente prático: irás poupar tempo na preparação posterior e espaço no congelador, se congelares esta fruta já cortada e sem caroço. Assim, estará pronta a usar.

01. Setembro 2022, 17:37 Uh

Congelar ameixas sem caroço

O mais importante é preparar as ameixas para a preparação posterior e, especialmente, remover o caroço. Procede da seguinte forma:

  1. Primeiro, separa as frutas muito moles ou frutas danificadas e usa-as para fazer, por ex., compota de ameixa. As ameixas firmes são as mais fáceis de congelar. Lava a fruta e remove caules e folhas. Em seguida, seca as ameixas cuidadosamente.
  2. Agora vamos remover o caroço. Corta as ameixas a meio com uma faca afiada e remove o caroço.
  3. Coloca as ameixas num prato, afastando-as umas das outras e leva-as ao congelador durante uma hora. Assim, elas não ficarão coladas umas às outras. Depois, podes colocá-las num saco de congelação hermético Ultra-Zip® da Albal® e deixá-las congelar completamente.

 

Dica Albal®: Congelar ameixas sem caroço

Congelar ameixas com caroço

Já tens uma determinada receita em mente e precisas de ameixas inteiras com caroço? Se quiseres fazer, por exemplo, bolinhos de ameixa com a fruta inteira no centro, não precisas de remover o caroço. Também é possível congelar a fruta inteira! Basta seguires o procedimento descrito acima, omitindo os últimos dois passos.

Truques e dicas para congelar ameixas

Convém teres em mente que as tuas ameixas se conservam doze meses no congelador. A nossa aplicação Foodsaver mostra-te essa informação e até te relembra de removeres a fruta do congelador no momento certo. E quando chegar a altura de a usares, geralmente nem é preciso descongelá-la previamente! Queres usá-la para fazer um bolo de ameixa? Não há problema. Usa-a de acordo com a receita, ela descongela durante a confeção. Isto também é válido para uma deliciosa compota de outono: procede da mesma forma que procederias com fruta fresca.

Apetece-te fazer um bolo com fruta? E que tal fazeres um saboroso crumble com as tuas ameixas congeladas?

Isto também lhe poderá interessar

Subtitle: O espinafre é saudável e ainda por cima delicioso, podendo ser usado como acompanhamento, em saladas ou em smoothies. Com alguns truques e dicas podes conservá-lo da forma ideal e tê-lo fresco durante mais tempo.

Os pratos de arroz são ótimos para o dia a dia, mas cozer arroz é muito complicado e moroso. Já sabias que também é possível congelar arroz?

Congelar bananas 11.02.2021

Antes que as bananas maduras acabem por ir para o lixo, recuperamo-las e congelamo-las. As bananas maduras são perfeitas para batidos, gelados ou bolos. Congelar em vez de deitar ao lixo é o lema!