Início > Tips & Tricks > Congele as cenouras de forma correta
print

Congele as cenouras de forma correta

As cenouras estão presentes em muitas das receitas do nosso dia a dia. Mas também podem ser congeladas. Aqui saberá como fazê-lo corretamente.

As cenouras tornaram-se num ingrediente básico para os nossos pratos. Cozidas, a vapor, refogadas, como sopa ou puré, num molho cremoso ou simplesmente como guarnição. Com esta informação poderá congelá-las e tê-las sempre prontas no congelador para as usar.

17. Maio 2021, 12:15 Uh

TUDO O QUE PRECISA PARA CONGELAR CENOURAS

CONGELAÇÃO DE CENOURAS– PASSO A PASSO

1. Preparar as cenouras. Antes de congelar as cenouras, limpe-as, descasque-as com um descascador e corte-as como preferir: em rodelas, quadrados ou palitos.

2. Lave as cenouras. Coloque água a ferver numa panela e acrescente as cenouras previamente cortadas. Deixe-as cozer durante 2 minutos. Retire-as com uma escumadeira ou com um coador e coloque-as numa tigela com água muito fria, de preferência com gelo. Deixe as cenouras repousar durante 1 ou 2 minutos e, em seguida, deixe-as secar em papel de cozinha.

Este arrefecimento rápido conservará a cor, o sabor, o aroma e a dureza das cenouras, mas ao escaldá-las, as enzimas ficam inativas prolongando assim a sua vida útil no congelador.

3. Congele as cenouras.  Coloque as cenouras num saco de congelação da Albal® ou de congelação hermético Ultra-Zip® da Albal®, tire o ar e feche-o hermeticamente com o fecho de correr ou com uma mola. Coloque as cenouras no congelador.

4. Vida útil as cenouras no congelador.  As cenouras congeladas podem ser conservadas durante 10 meses. Para se certificar de que as cenouras não ficam esquecidas no congelador, utilize a aplicação Foodsaver da Albal®, que nos lembra da data de consumo indicada. As cenouras podem ser colocadas diretamente na panela ou na sertã e ser descongeladas rapidamente ao cozinhá-las ou fervê-las.

Dica Albal® Cenouras em sacos de congelação, prontas a congelar.

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

Conservar ameixas frescas: com apenas alguns passos, terás sempre ameixas prontas a usar no congelador.

Subtitle: O espinafre é saudável e ainda por cima delicioso, podendo ser usado como acompanhamento, em saladas ou em smoothies. Com alguns truques e dicas podes conservá-lo da forma ideal e tê-lo fresco durante mais tempo.

Os frutos secos também podem ser conservados durante mais tempo se forem congelados. Aqui encontras imensas dicas de congelação e conservação para diferentes tipos de frutos secos.