Início > Tips & Tricks > Congelar tofu da forma correta
print

Congelar tofu da forma correta

O tofu congelado não só se conserva por mais tempo como também é mais fácil de marinar. É assim que funciona.

Congelar e voltar a descongelar tofu é uma dica secreta da cozinha asiática. Porquê? Durante a descongelação, a água nos poros deste produto à base de soja expande-se e esta alternativa à carne fica com uma consistência mais macia. Isto é extremamente prático se pretenderes marinar o tofu. Ele irá absorver o molho muito melhor.

01. Agosto 2022, 13:18 Uh

Congelar tofu inteiro

Quase nada é tão fácil de congelar como o tofu. No entanto, há algo que deves ter em atenção:

  1. Coloca o bloco de tofu inteiro num saco de congelação hermético UltraZip®, retirando todo o ar. Assim, impedes que o tofu fique ressequido e com queimaduras causadas pelo frio.
  2. Deixa a alternativa à carne no congelador durante várias horas. O tofu ficará amarelo, isso é completamente normal.
  3. Descongela o tofu. Há várias formas de o fazer. Recomendamos deixá-lo descongelar num prato à temperatura ambiente. Ou, se não tiveres muito tempo, coloca o saco de congelação com o tofu numa taça com água quente.
Dicas Albal®: Congelar tofu com congelação hermético UltraZip®
Dicas Albal®: Congelar tofu com congelação hermético UltraZip®

Congelar tofu em pedaços

Também podes congelar sobras de tofu em pedaços pré-cortados sem qualquer problema. Isto é especialmente útil se quiseres combater o desperdício alimentar e precisares de porções pequenas no teu dia a dia. Podes retirar a quantidade desejada à medida que precisares e cozinhá-la para uma ou mais pessoas.

Dicas Albal®: Congelar tofu com congelação hermético UltraZip®
Dicas Albal®: Congelar tofu com congelação hermético UltraZip®

Preparar tofu descongelado

Gostas de sopas, guisados e caris veganos? Então vale mesmo a pena experimentares este truque da cozinha asiática. Devido à sua consistência esponjosa, o tofu descongelado é ótimo para pratos com molho ou para marinar: Ele absorve muito bem o líquido. Além disso, o tofu marinado e frito posteriormente é delicioso. Faz a tua marinada favorita, por exemplo, à base de molho de soja com um toque de picante e deixa o tofu descongelado nessa marinada durante algumas horas, assim obterás um aroma mais intenso.

 

Também gostavas de congelar outros alimentos para os conservares por mais tempo? É assim que se congela fermento fresco e espinafres.

Isto também lhe poderá interessar

Sobrou-te fermento de padeiro fresco? Não há problema: podes simplesmente congelar o fermento e descongelá-lo quando precisares dele. Nós mostramos-te como o fazer.

Graças às suas cores, os pimentos são muito vistosos e, além de serem deliciosos, podem ainda ser adicionados a quase todos os pratos. O melhor deste legume é que se pode congelar e ter sempre em casa pronto a comer.

Cortaste demasiada cebola ou tens cebolas em casa que estejam prestes a estragar-se? Congela-as! Além de sustentável, também é prático. Nós mostramos-te a melhor maneira de congelar cebola.