Início > Tips & Tricks > Congelar sobras de massa facilmente
print

Congelar sobras de massa facilmente

Quer se trate de esparguete, fusilli ou penne, a massa cozida é muito fácil de congelar e, assim, conserva-se por mais tempo.

Há um ingrediente indispensável nas nossas cozinhas: a massa! Adoramos todas as suas variantes e formas e usamo-las nos mais variados pratos de massa. Quer cozinhes uma massa salteada vegetariana com pesto, o clássico italiano “Spaghetti al Pomodoro” ou uma opção mais extravagante com carne ou peixe, é frequente caírem umas gramas de massa a mais na caçarola durante a preparação e depois ela acaba por sobrar. Caso a porção seja demasiado grande para ti, podes sempre congelar facilmente as sobras de massa. Nós mostramos-te o que deves ter em atenção:

03. Maio 2023, 08:49 Uh

Congelar massa: vê como fazer!

Congelar massa é muito simples e, além disso, é uma ótima forma de poupares tempo, reduzindo simultaneamente o desperdício alimentar. Parece muito prático, não é? E é mesmo! Por isso, abaixo encontras um resumo sobre como congelar a massa cozida da forma mais inteligente e do que deves ter em atenção:

1. Congelar diferentes tipos de massa:

Em princípio, todos os tipos de massa podem ser congelados sem qualquer problema. A melhor forma de dividir os tipos de massa “pequenos”, como o fusilli ou o penne, em porções é baseares-te em porções com um tamanho adequado para ti. Os sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® de 1L da Albal®, por exemplo, são perfeitos para congelar uma porção de massa maior ou duas porções mais pequenas.

A forma mais inteligente de dividir os tipos de massa compridos, como o esparguete ou o tagliatelle, em porções é formar pequenos ninhos. Desta forma, podes remover e utilizar porções individuais a qualquer momento graças ao fecho de correr Ultra-Zip®.

2. Preparar a massa para a congelação:

A melhor forma de congelar massa é utilizando massa cozida al dente, isto é, ainda com alguma firmeza. Assim, ela não ficará mole tão facilmente quando a utilizares mais tarde ou a reaqueceres.

Primeiro, deixa a massa pré-cozida arrefecer um pouco e depois mistura-a com um fio de óleo alimentar. Assim, a massa irá separar-se mais facilmente durante a descongelação. Em seguida, coloca a massa num saco de congelação hermético Ultra-Zip® e sela o saco hermeticamente. Depois coloca-o no congelador e terás sempre uma porção da tua massa favorita pronta a usar.

Além disso, é importante congelares o molho para a massa num saco separado e remover o máximo de ar possível antes de selares o saco.

Dica Albal®: Congelar sobras de massa facilmente

3. Descongelar a massa:

A melhor forma de descongelares a massa é deixá-la no frigorífico durante a noite e utilizá-la fria numa salada de massa ou aquecê-la numa frigideira ou no micro-ondas. A massa pré-cozida pode ser armazenada no congelador sem qualquer problema durante meio ano.

Dica: Se adicionares a massa a água com sal a ferver por breves momentos, ela ficará com o mesmo sabor que quando acabada de cozinhar.

E, se ainda estiveres à procura de uma ideia para usares as tuas sobras de massa congelada, experimenta esta receita deliciosa de massa!

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

Prepara uma sopa de legumes que aquece a alma. Congela legumes para sopa em apenas alguns passos e, assim, podes usá-los para cozinhar a tua sopa favorita rápido e facilmente.

Congelar bananas 11.02.2021

Antes que as bananas maduras acabem por ir para o lixo, recuperamo-las e congelamo-las. As bananas maduras são perfeitas para batidos, gelados ou bolos. Congelar em vez de deitar ao lixo é o lema!

Todos nós conhecemos e adoramos a pizza congelada! Como basta colocá-la no forno e servir, ela torna-se numa verdadeira salvação para algumas das nossas noites de domingo.