Início > Tips & Tricks > Congelar sobras de cebola corretamente. Vê como o fazer
print

Congelar sobras de cebola corretamente. Vê como o fazer

Cortaste demasiada cebola ou tens cebolas em casa que estejam prestes a estragar-se? Congela-as! Além de sustentável, também é prático. Nós mostramos-te a melhor maneira de congelar cebola.

Congelar sobras de cebola e tê-la sempre pronta a usar e à mão: aqui descobres a melhor forma de congelar e descongelar cebola. Cebola: a estrela secreta em quase todos os pratos! Porque confere aquele aroma especial que adoramos a muitos pratos. Mas, por vezes, só precisamos de metade de uma cebola para cozinhar. Após serem cortadas, as cebolas precisam de ser usadas rapidamente. Por vezes, as cebolas inteiras também alcançam o fim do seu prazo de conservação mais rápido do que o esperado. Este truque vai ajudar-te: ao congelares as sobras de cebola num saco de congelação hermético Ultra-Zip® da Albal®, elas são conservadas durante mais tempo e podem ser removidas, descongeladas e usadas a qualquer momento.

29. Abril 2022, 00:00 Uh

Congelar cebola: vê como fazer

Congelar cebola é muito fácil e rápido. Podes congelar cebola crua ou escaldá-la previamente. Mas é importante que não coloques as cebolas inteiras no congelador. Porque, nesse caso, a cebola precisaria de imenso tempo para congelar e também para descongelar. Esta é a forma correta de congelar cebola:

Congelar cebola crua

  1. Remove a casca das tuas sobras de cebola e corta-as em pedaços do tamanho que quiseres. Abaixo mostramos-te qual o tamanho mais prático para os pedaços de cebola a congelar.
  2. Cobre um tabuleiro com papel vegetal e distribui a cebola cortada de forma que os pedaços não toquem uns nos outros. Assim, é mais fácil dividi-los em porções.
  3. Coloca o tabuleiro com a cebola no congelador durante uma hora.
  4. Agora coloca os pedaços de cebola congelados em sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® da Albal®. Recomendamos que enchas os sacos, mantendo-os rasos e folgados, assim podes remover facilmente os pedaços de cebola necessários e poupas espaço no congelador.
  5. Em seguida, remove o ar do saco cuidadosamente, sela-o e coloca-o no congelador.

 

Não precisas de te preocupar com o cheiro intenso a cebola: os sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® da Albal® são completamente estanques e não libertam odores.

Congelar cebola escaldada

Também é possível congelar facilmente cebola já escaldada. No entanto, deves deixá-la arrefecer antes da congelação e só depois é que a deves transferir para um saco de congelação hermético Ultra-Zip® da Albal®. Quando aloiras a cebola surge um suco saboroso? Também o podes congelar facilmente graças ao fecho Ultra-Zip®, sem qualquer fuga.

Prolongar o prazo de conservação da cebola com um saco de congelação hermético Ultra-Zip® da Albal®

Congelar cebola: 3 ideias práticas

Podes congelar cebola em pedaços com tamanhos diferentes para uma utilização mais prática:

1Cubos de cebola pequenos para dar sabor rapidamente

Enche um saco de congelação hermético Ultra-Zip® da Albal® com cubos de cebola pequenos. Podes usá-los a qualquer momento e em qualquer prato. Podes usar os pedaços de cebola pequenos, quer seja num salteado de legumes, com carne picada ou em pratos de massa, etc.

2. Pedaços de cebola maiores para molhos

Podes encher outro saco de congelação hermético Ultra-Zip® da Albal® com pedaços de cebola maiores. Podes cortar a cebola em quartos ou oitavos, dependendo do tamanho. Com estes pedaços maiores podes preparar molhos a qualquer momento.

3. Rodelas de cebola para toppings

O ideal é congelares um terço das tuas sobras de cebola na forma de rodelas de cebola. As rodelas de cebola, fritadas ou assadas até ficarem estaladiças, são um topping perfeito para saladas, pratos de peixe ou outras iguarias.

Descongelar cebola congelada: deves ter o seguinte em atenção

Independentemente do tamanho dos pedaços de cebola que preferires: se quiseres usar a cebola congelada, podes removê-la facilmente do saco de congelação hermético Ultra-Zip®  da Albal® graças ao fecho Ultra-Zip® integrado e ao prático fecho de abertura e adicioná-la à caçarola ou à frigideira ainda congelada. Se congelares cebola, depois de a descongelares, ela já não será tão crocante como anteriormente. Por isso, depois de descongelada, só a deves usar para cozinhar e fritar, não a deves consumir crua. Os pedaços de cebola congelados conservam-se até um ano. Encontras mais informações úteis sobre o prazo de conservação de alimentos congelados na nossa aplicação Foodsaver.

Encontras mais ideias inteligentes para armazenar a tua comida, receitas deliciosas, assim como dicas para reduzir o desperdício alimentar aqui

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

Graças às suas cores, os pimentos são muito vistosos e, além de serem deliciosos, podem ainda ser adicionados a quase todos os pratos. O melhor deste legume é que se pode congelar e ter sempre em casa pronto a comer.

Congelar bananas 11.02.2021

Antes que as bananas maduras acabem por ir para o lixo, recuperamo-las e congelamo-las. As bananas maduras são perfeitas para batidos, gelados ou bolos. Congelar em vez de deitar ao lixo é o lema!

Mergulha no mundo aromático único da cozinha asiática! Esta marinada deliciosa convence com o seu sabor autêntico condimentado e dá à tua carne ainda mais ternura graças a um ingrediente secreto.