Início > Tips & Tricks > Congelar ananás: vê como fazer!
print

Congelar ananás: vê como fazer!

Não há verão sem ananás! Nós mostramos-te como podes congelar a fruta refrescante e exótica dividida em porções.

Assim, terás sempre essas porções à tua disposição para preparares bowls deliciosas de pequeno-almoço, cocktails de verão ou batidos saudáveis O que sabe mais a verão do que um ananás doce e frutado? Para teres a fruta tropical sempre à disposição para batidos refrescantes, como topping para bowls deliciosas de pequeno-almoço ou mesmo para grelhar, basta congelá-la em pedaços, fatias ou rodelas. Certifica-te de que o ananás não está demasiado maduro para não ficar mole quando for descongelado. Abaixo mostramos-te outros pontos importantes:

09. Junho 2023, 13:03 Uh

Congelar ananás: vê como fazer!

Congelar ananás é muito simples. Abaixo encontras um resumo do que deves ter em atenção:

1. Preparar:

Corta o ananás previamente descascado em pedaços pequenos. Assim, não só tens sempre os pedaços à mão, como também podes utilizá-los como topping para smoothie bowls ou processá-los no liquidificador para conseguires bebidas deliciosas. Se quiseres grelhar o ananás mais tarde, por exemplo, também podes cortá-lo em fatias maiores ou em rodelas – como quiseres! No entanto, certifica-te sempre de que não congelas fruta muito madura, uma vez que pode ficar mole quando for descongelada. Congela o ananás quando este tiver acabado de amadurecer. 

 

Dica Albal® Congelar correctamente o  ananás

Congelar:

Coloca o ananás preparado nos sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® da Albal®. Sela o saco até restar apenas uma pequena abertura e remove o ar remanescente do saco, pressionando-o cuidadosamente. Em seguida, fecha completamente o fecho Ultra-Zip® e coloca o saco no congelador. O ananás pode ser conservado no congelador durante um período máximo de doze meses.

3. Descongelar:

Se quiseres descongelar novamente os pedaços de fruta congelados, coloca-os no frigorífico, de preferência durante a noite, para poderes processar o ananás no seu estado mole habitual no dia seguinte.

O ananás congelado mantém-se fresco e sumarento no congelador durante um período de até um ano. O próximo verão pode chegar, já te preparaste na perfeição para ele – a nossa aplicação Foodsaver da Albal® irá indicar-te quando é que o ananás deve ser retirado da sua hibernação, descongelado e processado.

Dica:

Já alguma vez provaste ananás grelhado? Para todas as pessoas que querem variar um pouco na época dos churrascos: antes de congelares a fruta, basta cortá-la em fatias em vez de pedaços, pincelá-la com azeite depois de estar descongelada e colocá-la na grelha! Em seguida, adiciona mel e delicia-te.

O ananás não é o único fruto que pode ser facilmente congelado. No nosso website encontras, entre outras coisas, dicas para conservares ameixas, bananas ou beringela.

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

Cortaste demasiada cebola ou tens cebolas em casa que estejam prestes a estragar-se? Congela-as! Além de sustentável, também é prático. Nós mostramos-te a melhor maneira de congelar cebola.

Comprou manteiga e agora tem de a armazenar? Ou sobrou um bocado no frigorífico? Não há problema, a manteiga pode ser perfeitamente congelada.

Congelar bananas 11.02.2021

Antes que as bananas maduras acabem por ir para o lixo, recuperamo-las e congelamo-las. As bananas maduras são perfeitas para batidos, gelados ou bolos. Congelar em vez de deitar ao lixo é o lema!