Início > Receitas > Bouillabaisse simples com sobras de peixe
print

Bouillabaisse simples com sobras de peixe

O período das festas já acabou, a barriga está bem cheia e já te deves ter deliciado bastante, não é? Então agora está na altura de um programa diferente.

Os pratos quentes e pesados do período das festas são coisa do passado, agora queremos comida leve. Porque: Após as fartas comidas do Natal e do Ano Novo, está na altura de algo mais delicado. Esta é a ocasião ideal para transformar sobras de peixe e marisco congelado numa sopa de peixe quente e reconfortante! Podes preparar um Bouillabaisse para os dias frios do inverno sem grande esforço. Nós mostramos-te como preparar um Bouillabaisse francês delicioso, e acima de tudo leve, com sobras de peixe.

Ingredientes

Para 4 pessoas
   800 g de sobras de peixe
   8 camarões
   400 g de marisco
   800 ml de caldo de peixe
   125 ml de vinho branco ou vermute
   4 colheres de sopa de azeite
   3 dentes de alho
   1 bolbo de funcho
   1 alho francês
   1 batata farinhenta
   2 tomates
   2 cebolas
   Condimentos: Sal, pimenta, filamentos de açafrão, 1 folha de louro, 1 molho de tomilho
Preparação
30 min.
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

PASSOS

  1. Começa por lavar e cortar as cebolas, a batata, o alho francês, o bolbo de funcho e os dentes de alho.
  2. Submerge os tomates em água quente, deixa-os repousar um pouco, retira a pele e corta a polpa em cubos.
  3. Depois corta as sobras de peixe descongeladas em pedaços e tempera-as com sal.
  4. Estufa os legumes cortados com azeite até ficarem macios. Adiciona o vinho ou vermute e adiciona as ervas aromáticas e os condimentos à caçarola. Agora rega o preparado com o caldo de peixe.
  5. Adiciona os filetes de peixe e o marisco, deixa a sopa ferver e depois deixa-a cozinhar durante dez minutos em lume brando. Podes adicionar os camarões nos últimos cinco minutos.

Serve o Bouillabaisse com um delicioso pedaço de baguete ou de pão de batata caseiro.

É assim que conservas sobras de peixe corretamente

Com o nosso Bouillabaisse mediterrânico darás mais variedade e leveza à tua comida de inverno. Sabias o quão fácil é conservar sobras de peixe corretamente? Tem sempre um saco de congelação hermético Ultra-Zip® de 3L disponível. Quando te sobrar peixe, coloca-o imediatamente no saco de congelação e congela-o. O conteúdo mantém-se fresco, agradável e pronto a ser usado numa sopa aromática mesmo alguns meses depois. A nossa aplicação Foodsaver da Albal® mostra-te há quanto tempo as tuas sobras de peixe já estão congeladas e quando está na altura de as usares. Isto é perfeito para evitares o desperdício alimentar.

Se quiseres mais diversidade na tua comida de inverno, dá uma vista de olhos nas nossas receitas. Que tal, por exemplo, algumas Batatas Hasselback? É leve e deliciosa!

Receitas relacionadas

Tens umas sobras de couve-flor no frigorífico? Com esta receita podes preparar uma piza deliciosa e leve com as tuas sobras de legumes.

A receita perfeita para comer legumes de uma forma diferente e deliciosa

Esponjosos, estaladiços e fofos. Deliciosos com queijo! Sucesso garantido, serão o aperitivo favorito para partilhar com a família ou amigos.