Início > Receitas > Pesto de vegetais
print

Pesto de vegetais

Tem metade de um pimento, uma cenoura e um pouco de rúcula? Na 1-2-3 transformam-se num delicioso Pesto!

Só tem uma cenoura ou meio pimento no frigorífico? Tem um resto de alface? Perfeito! Num abrir e fechar de olhos podemos fazer um delicioso pesto com algumas sobras, do jeito que gostamos. Adicione um pouco de massa e a refeição está pronta.

Ingredientes

Para 4 pessoas
   150g de vegetais (por exemplo, 1 cenoura ou 1/2 pimento ou 1 abobora pequena) 1 dente de alho
   30g de frutos secos ou sementes (por exemplo, pinhões, avelãs, amêndoas, nozes, sementes de abóbora)
   1 colher de chá de sumo de limão
   50-100 ml de azeite
   Sal, pimenta
   Papel Vegetal Albal®
   Película Aderente Albal®
Preparação
Tempo de preparação: 20 Minutos. Tempo de cozedura: 10 Minutos
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo 1

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Limpe os 150 g de vegetais e corte-os em pedaços com cerca de 1cm. Forre o tabuleiro do forno com papel vegetal Albal®. Espalhe os legumes no meio do tabuleiro, regue ligeiramente com azeite e tempere com um pouco de sal e pimenta. Espalhe 30g de nozes ou frutas secas a seu gosto na outra metade do tabuleiro. Coloque o tabuleiro no forno durante 8 a 10 minutos.

Passo 2

Passado o tempo de cozedura, coloque os legumes e as nozes num recipiente alto. Descasque e pique o dente de alho e junte aos vegetais com um pouco de azeite e o sumo de limão. Com a batedeira, faça um puré fino. Se necessário, adicione um pouco de óleo para obter a consistência desejada. Tempere a gosto com sal e pimenta.

Passo 3

Passe o pesto para um recipiente adequado ou tigela pequena. Alise a superfície e cubra com azeite, para que o pesto se conserve por mais tempo.

Dicas

Dica 1: O pesto também pode ser preparado com folhas de alface, rúcula, espinafre baby ou canónigos). Nesse caso, bastam 100g de folhas, que são trituradas cruas junto com os restantes ingredientes.

Dica 2: Optámos por um pesto totalmente vegan, que tem um sabor muito agradável ao paladar. Mas quem preferir, pode adicionar um pouco de queijo parmesão.

Receita Albal® Pesto de abobrinha, pesto de cenoura, pesto de pimentão.

O melhor para as sobras:

A receita básica do pesto é perfeita para aproveitar pequenos restos de vegetais ou vegetais que já não estão muito frescos. Cubra a tigela com película aderente Albal® e guarde no frigorífico até ser hora de usar. O pesto vai durar pelo menos 5 dias.

Receitas relacionadas

Buuuuu! Que medo! Aí vêm os fantasmas de merengue para os pequenos e grandes gulosos da casa.

Desfrute de uma das nossas sobremesas mais tradicionais

Podemos comprar biscoitos Spekulatius, mas não precisamos de o fazer. A nossa sugestão: prepara os teus próprios biscoitos de Natal!