Início > Receitas > Pão de beterraba
print

Pão de beterraba

Confere muita cor à mesa e à vista, com finas especiarias perfeitas para queijo e derivados. É delicioso!

Este pão tem uma cor vermelha brilhante de forma natural. A betanina é o corante natural que confere à beterraba a sua cor. A beterraba permite que o pão se conserve fresco e húmido durante bastante tempo. Perfeito para as fatias de pão com queijo de cabra, requeijão ou simplesmente manteiga.

Ingredientes

Para 10 pessoas
   500 g de beterraba (fresca ou pré-cozida embalada em vácuo)
   200 ml de sumo de beterraba
   1 colher de sopa cheia de mostarda
   1 colher de sopa de óleo (por exemplo, azeite)
   50 g de grãos de noz
   1 ramo de tomilho (aprox. 8 g)
   500 g de farinha de espelta (tipo 630)
   1 colher de chá de açúcar
   1 colher de chá de sal
   1 saqueta de fermento seco
   Papel vegetal da Albal®
Preparação
Preparação: 30 minutos. Repouso: 1 hora. Cozedura: 30-35 minutos
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo a passo

  1. Descasque 500 g de beterraba fresca e corte em quadrados finos. Dica: recomendamos que use luvas de cozinha para evitar ficar com as mãos tingidas da cor da beterraba. Coloque 200 ml de sumo de beterraba num tacho. Junte a beterraba picada, ferva tudo e deixe cozinhar em lume brando durante 15 minutos. Acrescente uma colher de sopa cheia de mostarda e uma colher de sopa de óleo e faça um puré fino.
  2. Embora a beterraba fresca seja mais saborosa, se utilizar beterraba pré-cozida, não é necessário ferver em lume brando durante 15 minutos, ou seja, basta ferver brevemente a água e, em seguida, preparar um puré com a mostarda e o óleo.
  3. Triture 50 g de nozes. Lave o tomilho e separe as folhas do caule.
  4. Misture bem 500 g de farinha de espelta com 1 colher de chá de açúcar, 1 colher de chá de sal e 1 pacote de fermento seco. Junte o puré de beterraba quente à mistura de farinha e amasse tudo com uma batedeira durante 2-3 minutos até obter uma massa fofa.
  5. Acrescente as nozes e o tomilho à massa. Volte a amassar tudo brevemente e faça uma bola. Cubra a massa com um pano húmido e quente e deixe repousar para que suba num local quente durante 1 hora.
  6. Forre um tabuleiro com papel vegetal da Albal®. Volte a amassar brevemente e a fazer uma bola. Coloque no tabuleiro de forno e cubra com um pano húmido e quente durante mais 15 minutos. Entretanto, pré-aqueça o forno de convecção a 160 °C (180 °C de calor em cima/baixo).
  7. Faça cortes no pão de beterraba transversalmente com cerca de 2 cm de profundidade. Polvilhe sal marinho grosso a gosto e um pouco de farinha sobre o pão (como decoração). Leve ao forno pré-aquecido durante cerca de 30-35 minutos. Para saber qual o grau de cozedura, introduza um palito ou uma faca na massa, que deve estar limpo(a), sem restos de massa.

Conselho Albal®

Com queijo de cabra é muito bom, por exemplo, um rolo de queijo de cabra polvilhado com mel e tomilho.

Receita Albal®: Pão de beterraba

O melhor para as sobras

O pão de beterraba conserva-se fresco durante vários dias num saco de pão ou num saco multiusos Zipper® da Albal® e também pode ser torrado, se necessário.

 

Receita Albal®: Pão de beterraba em papel vegetal com queijo de cabra na tábua

Receitas relacionadas

Uma forma simples de preparar um prato de peixe muito saboroso

Graças ao seu sabor a noz, o leite de amêndoa é perfeito para a culinária e para a confeção de bolos, assim como para adicionar ao café.

Pesto de vegetais 09.04.2021

Tem metade de um pimento, uma cenoura e um pouco de rúcula? Na 1-2-3 transformam-se num delicioso Pesto!