Início > Tips & Tricks > Conselhos da Albal® para a conservação no frigorífico
print

Conselhos da Albal® para a conservação no frigorífico

Regras a ter em conta.

Sabe porque é que alguns frigoríficos têm desenhados alimentos em cada prateleira ou porque motivo os legumes se colocam na gaveta? Conservar os alimentos do frigorífico tem as suas regras: coloque cada alimento no lugar do frigorífico que lhe corresponda, segundo o nível de refrigeração, e proteja os alimentos de secarem e dos odores ou gérmenes com os produtos de Albal®.

25. Outubro 2020, 15:01 Uh

Em geral

O bom armazenamento começa ao comprar. Deve conservar os alimentos com cuidado no regresso a casa. Se estiver muito calor, utilize sacos de frio para o transporte de alimentos sensíveis. No frigorífico, um embalamento correto é fundamental. Armazenar alimentos com os produtos da Albal® adequados protege-os contra a secura, transferência de odores e germes, além de aumentar a sua vida útil. O período de conservação dos alimentos depende da frescura dos mesmos quando são armazenados, da temperatura e da humidade do armazenamento, bem como do tipo de embalagem.

O frigorífico

Como nos frigoríficos o ar frio vem de cima e na parte mais baixa, sem refrigeração, o ar quente sobe, o frigorífico tem diferentes zonas frias, adequadas para o armazenamento de diferentes tipos de produtos. Independentemente da zona em que se armazenem, nunca devem ser guardados demasiado próximos. O ar do refrigerador deve poder circular bem e arrefecer suficientemente. Os alimentos novos devem ser guardados na parte de trás e não devem estar em contacto com a parede traseira do frigorífico. Armazenados em produtos da Albal®, os alimentos estão protegidos contra a secura e a transferência de odores e germes, mantendo-se frescos durante mais tempo. 

Estáticos, dinâmicos ou com diferentes zonas, cada frigorífico tem diferentes capacidades de refrigeração. Os frigoríficos convencionais têm refrigeração estática, o que significa que criam zonas frias com temperaturas entre os 0 °C e os 10 °C. Um frigorífico com refrigeração dinâmica tem um ventilador que otimiza a permuta de calor. Num frigorífico dinâmico, pode armazenar alimentos em qualquer compartimento. Os frigoríficos mais modernos com várias zonas têm zonas de temperatura adicionais, por exemplo, uma zona de armazenamento em frio em seco (com humidade relativa de 50%) e húmido (de aproximadamente 90%), bem como uma zona de garrafeira com temperaturas entre os 8 °C e os 14 °C. As diferentes temperaturas permitem armazenar cada alimento nas melhores condições específicas de conservação.

Frutas e legumes

Os alimentos podem ser afetados por elementos como o etileno ou a humidade. O etileno é um agente de maturação incolor libertado por certos tipos de frutas e legumes, que resulta numa maturação mais rápida de outras frutas armazenadas nas proximidades. As maçãs, os damascos e os tomates são grandes emissores de etileno, bem como os abacates, as bananas e as peras. Ainda que as frutas sensíveis ao etileno possam estragar-se rapidamente, outras frutas maturam melhor.                                              

A humidade relativa é reduzida com o armazenamento em frio, o que tem influência no período de conservação. Como as frutas e os produtos hortícolas necessitam de uma humidade relativa elevada, os sacos para legumes da Albal® regulam a sua atmosfera da forma ideal. Em geral, é um dado adquirido que as frutas e os legumes que são sensíveis ao frio podem perder características de sabor e consistência quando guardados no frigorífico.

Para conservar os seus nutrientes, o tempo de armazenamento de frutas e legumes deve ser o mais curto possível. As seguintes frutas são sensíveis ao frio e devem ser armazenadas no frigorífico entre os 10 °C e os 14 °C (por exemplo, na gaveta dos legumes): cítricos, melão, romã, manga, papaia... A fruta também pode ser armazenada à temperatura ambiente, tal como frascos de legumes, caso se destinem a consumo no próprio dia ou no dia seguinte. As frutas com caroço devem ser mantidas no compartimento inferior do frigorífico entre os 2 °C e os 4 °C, para armazenamento durante 3 ou 4 dias. Para que a fruta tenha todo o seu sabor, recomendamos que a retire do frigorífico uma ou duas horas antes de a comer. Para uma melhor conservação, pode manter a fruta num prato coberto com película para tapar recipientes com elásticos Albal®. A temperatura ideal de armazenamento dos legumes (pimentos, beringelas, curgetes, pepinos, batatas, feijão-verde, abóboras ou tomates) situa-se entre os 6 °C e os 8 °C. No caso das cenouras, couves, do funcho e do aipo deve retirar a parte verde para maximizar o período de conservação. As ervas frescas podem ser conservadas num copo de água ou, humedecidas, num saco Zipper da Albal®.

Queijos e enchidos

O queijo deve ser conservado no frigorífico, mas recomendamos retirar meia hora antes de comer. Se o envolver em papel de alumínio da Albal®, deve perfurá-lo com uma agulha. O queijo ralado deve ser utilizado em poucos dias para evitar a formação de bolor. Depois de ralado, o queijo mantém-se fresco durante mais tempo num saco Zipper da Albal® e pode ser utilizado diretamente a partir do saco. Pode servir o presunto, o salame e outros enchidos num prato diferente do queijo e cobri-los com película aderente da Albal® até estar pronto para comer. Também pode utilizar a película para tapar recipientes com elásticos da Albal® que, graças ao seu elástico, pode utilizar e reutilizar de forma prática.

Odores

Tudo o que não estiver armazenado na sua embalagem original, ou que tenha sido aberto, necessita de uma proteção especial para evitar o intercâmbio de odores. O conteúdo de latas abertas deve ser guardado num recipiente adequado e tapado. As películas para tapar recipientes com elásticos da Albal® são ideais. Disponíveis em vários tamanhos, adaptam-se a qualquer necessidade. Pode congelar os alimentos cozinhados de forma rápida e limpa com os sacos de congelação da Albal®. Pode fechar embalagens abertas com papel de alumínio da Albal® para evitar transmitir odores e para manter o interior mais fresco. Para manter um ambiente agradável dentro do frigorífico, pode utilizar rodelas de limão ou uma pequena taça com café moído. O vinagre diluído é bom para limpar regularmente o frigorífico.

Conselhos da Albal® para a conservação no frigorífico

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

As cenouras estão presentes em muitas das receitas do nosso dia a dia. Mas também podem ser congeladas. Aqui saberá como fazê-lo corretamente.

A ordem dos fatores na verdade altera o produto

Os pratos de arroz são ótimos para o dia a dia, mas cozer arroz é muito complicado e moroso. Já sabias que também é possível congelar arroz?