Início > Tips & Tricks > Com estas dicas podes usar o leite em vez de o desperdiçar
print

Com estas dicas podes usar o leite em vez de o desperdiçar

Com estas três dicas para restos de leite ou leite prestes a passar da validade nenhuma gota deste precioso líquido irá parar ao esgoto!

Compraste leite a mais? Com estas três dicas e ideias podes usar restos de leite antes que passem da validade. O leite é um alimento que tendemos a comprar em demasia ou esquecer no frigorífico, se não o utilizarmos diariamente. Também te acontece de vez em quando olhares para a embalagem e reparares: “Ei, está quase a passar da validade!”? Nós sabemos como é. Por isso, temos três dicas e truques com os quais podes evitar esta situação e usar o leite antes que se estrague. Aqui fica uma pequena amostra: O arroz-doce, o molho bechamel e os “cubos de leite” desempenham papéis importantíssimos.

28. Fevereiro 2022, 16:54 Uh

Dica n.º 1: Transforma grandes porções de leite em arroz-doce

Tens um pacote de leite inteiro no frigorífico que está quase a passar de validade e não tens planos para o usar? Congela este leite num saco de congelação hermético Ultra-Zip® Albal® de 1L e, mais tarde, podes fazer um arroz-doce cremoso ao teu gosto. É ótimo como sobremesa e como snack. Vê como fazer:

  1. Mistura 2 colheres de sopa de leite com 25 g de amido de milho e 2 colheres de sopa de açúcar numa taça pequena.
  2. Mistura o resto do leite com 300 ml de água e uma pitada de sal numa caçarola grande e leva-a ao lume.
  3. Depois, adiciona 250 g de arroz carolino à caçarola e deixa o preparado cozer em lume brando durante 35 a 40 minutos. Não te esqueças de mexer!
  4. Após aproximadamente 30 minutos, adiciona a mistura de leite e amido de milho e 100 ml de natas e deixa o arroz-doce ferver.

Dica n.º 2: Prepara molho bechamel com porções médias de leite

Se tiveres um pacote de leite aberto que não vás usar, agarra num saco de congelação hermético Ultra-Zip® Albal® de 1L e congela este leite para o próximo manjar de domingo. Porque estes restos de leite são ótimos para fazer um molho bechamel. É bom não só em lasanhas, como também nos mais diversos tipos de gratinados.

  1. Derrete 2 colheres de manteiga numa caçarola em lume brando, antes de adicionares 2 colheres de sopa de farinha. Deixa o preparado cozer 2 a 3 minutos até dourar.
  2. Adiciona lentamente 250 ml de leite à caçarola mexendo com uma vara de arames.
  3. Deixa ferver e tempera com sal, pimenta e noz-moscada.
Prepara arroz-doce com restos de leite.

Dica n.º 3: Transforma pequenas porções de leite em cubos de gelo com leite

Aqui fica a nossa dica para porções de leite mais pequenas: Coloca o líquido num saco para cubos de gelo da Albal®. Desta forma, transformas o leite em pequenos cubos perfeitos. Mais tarde, podes adicioná-los ao teu café quente, dando-lhe assim um toque final. Nos dias quentes de verão estes cubos de leite são perfeitos como uma alternativa refrescante para o teu café gelado!

 

Encontras mais ideias inteligentes para armazenar a tua comida, receitas deliciosas, assim como dicas para REDUZIR o desperdício alimentar e AUMENTAR o reaproveitamento de sobras aqui.

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

O final do verão assinala o final da época da beringela, mas isso não significa que não possas continuar a fazer mussaca ou outras receitas deliciosas! Se congelares este legume corretamente, poderás continuar a usá-lo nos meses seguintes.

Assim, nunca mais terá de deitar fora fruta demasiado madura e restos de fruta!

Sobrou-te fermento de padeiro fresco? Não há problema: podes simplesmente congelar o fermento e descongelá-lo quando precisares dele. Nós mostramos-te como o fazer.