Início > Receitas > Bolo de chocolate de Halloween
print

Bolo de chocolate de Halloween

Impressionantemente húmido, com muito chocolate e decorado com um toque de Halloween

As amêndoas moídas, a manteiga, os ovos, o açúcar, um pouco de farinha e muito chocolate tornam o nosso bolo de chocolate incrivelmente húmido e delicioso. E a decoração no topo? Que medo!

Ingredientes

Para 12 pessoas
   200 g de manteiga
   200 g de chocolate negro
   150 g de açúcar
   4 ovos (tamanho M)
   100 g de farinha
   100 g de amêndoas moídas
   2 colheres de chá de fermento em pó (ligeiramente cheias)
   150 g de chocolate de leite ou 125 g de chocolate negro
   100 ml + 2-3 colheres de sopa de natas líquidas
   75 g de açúcar em pó
   Papel vegetal da Albal®
   Papel de alumínio da Albal®
   Palitos
Preparação
30 min preparaçao + 30 min forno
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Para o bolo de chocolate

1 - Pré-aqueça o forno a 160 °C com ar circulante (180 °C de calor superior/inferior). Forre a forma (Ø 26 cm) com papel vegetal Albal®. Derreta 200 g de manteiga e 200 g de chocolate negro num tacho pequeno em lume brando. Deixe arrefecer um pouco.

2 - Entretanto, acrescente 150 g de açúcar e 4 ovos com a batedeira durante 5 minutos até que fiquem ligeiramente cremosos. Verta lentamente a mistura de manteiga e chocolate, e bata.

3 - Acrescente 100 g de farinha, 100 g de amêndoas moídas e 2 colheres de chá de fermento em pó e misture tudo. Estenda a massa na embalagem e leve a um forno pré-aquecido durante 30 minutos. Para confirmar se está pronto, espete com um palito, que tem de sair limpo. Deixe que o bolo arrefeça durante 15 minutos e solte a forma. Deixe arrefecer mais tempo e, em seguida, vire num prato ou grelha adequada. Descole o papel vegetal da Albal®, sendo que o bolo deve ficar virado ao contrário.

Para a cobertura

Pique finamente 150 g de chocolate de leite ou 125 g de chocolate negro para a cobertura. Ferva 100 ml de natas, retire do lume e acrescente o chocolate. Misture até que fique tudo bem integrado. Separe o molho de chocolate e deixe arrefecer até ficar morno. Espalhe sobre o bolo.

Para a teia de aranha

1 - Misture 75 g de açúcar em pó com 2 a 3 colheres de sopa de natas líquidas até obter um líquido espesso. Recheie um cone de papel de alumínio da Albal® e faça um corte muito pequeno numa esquina.

2 - Injete círculos na cobertura de chocolate. Utilize um pau de madeira para desenhar traços, desde o círculo mais interno até ao círculo mais externo. Deixe que a cobertura de chocolate endureça.

Para as aranhas

As aranhas são feitas de bolachas de chocolate recheadas (por exemplo, Oreo) e rolos de alcaçuz. Desenrolamos e separamos a espiral de alcaçuz e cortamos segmentos mais ou menos iguais e encaixam-se entre as metades das bolachas. Decore os olhos com a cobertura da teia de aranha e pequenos pedaços de alcaçuz.

Iniciativa Save Food da Albal®

Dica SaveFood

Os pedaços de bolo que sobrem podem guardar-se em papel de alumínio da Albal® e manter-se frescos durante 4 dias, no máximo.

Bolo de chocolate com decoração teia de aranha

Receitas relacionadas

Um prato delicioso e suculento que irá certamente repetir

Prepare de forma simples, com apenas alguns palitos salgados ou pretzels, chocolate, um pouco de granulado, pérolas doces coloridas e papel vegetal da Albal®, umas deliciosas Árvores de Natal de chocolate. Quer experimentar? Mãos à obra!

Inove na sua cozinha preparando esta receita como entrada ou como prato principal