Início > Receitas > Bolo de castanhas e chocolate
print

Bolo de castanhas e chocolate

Uma sobremesa deliciosa especial para celíacos

Prepare esta sobremesa com ingredientes outonais. Além disso, os celíacos também podem comê-lo! Utilizando papel vegetal evitará que o preparado se pegue à embalagem de alumínio da Albal®

Ingredientes

Para 4 pessoas
   250 g de castanhas
   250 g de açúcar
   150 g de maisena
   75 g de manteiga
   50 g de cacau em pó sem glúten
   6 ovos
   ½ litro de leite
   1 colher de sopa de fermento químico
   1 pitada de sal
Preparação
30 minutos
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo a passo

1 – Num tacho, ferva água. Quando levantar fervura, verta as castanhas na água. Retire após 10 segundos para as descascar facilmente.

2 – Num tacho, verta leite e as castanhas, juntando uma pitada de sal. Deixe cozinhar durante 20 minutos ou até as castanhas estarem bem tenras. Retire do lume e triture com o leite. Reserve numa tigela com a película para tapar recipientes com elásticos.

3 – Bata os ovos, juntando um a um, progressivamente. Acrescente o açúcar e continue a bater até que a mistura fique com uma textura espumosa. Junte o creme das castanhas, o amido de milho, o cacau, a manteiga e o fermento com os ovos e o açúcar. Misture bem e verta numa embalagem de alumínio barrado com manteiga ou forrado com papel vegetal.

4 – Coloque no forno pré-aquecido durante 45 minutos a 170 °C. Retire do forno e deixe 10 minutos sem tirar da forma. Deixamos arrefecer.

Logótipo da iniciativa Save Food da Albal®

Dica Save Food

Se sobrar bolo e ficar duro, pode aproveitar para fazer um pudim com o bolo e evitar mandar para o lixo.

Bolo de castanhas e chocolate

Receitas relacionadas

Desfrute de uma das nossas sobremesas mais tradicionais

Uma receita de David Arroyo (ideas_entre_fogones)

A trança de fermento é um bolo tradicional da Páscoa. Contudo, também pode converter-se num coelho da Páscoa. Ensinaremos a fazer muito facilmente no forno um pão com a forma de coelho da Páscoa.