Início > Tips & Tricks > Pode-se congelar queijo? Sim! Nós mostramos-te como o fazer!
print

Pode-se congelar queijo? Sim! Nós mostramos-te como o fazer!

Tens queijo fatiado, em cubos ou ralado a mais? Temos boas notícias: é possível congelá-lo!

Por isso, não te preocupes se te tiver sobrado algum queijo raclette ou se tiveres comprado o teu queijo favorito em promoção e agora tenhas sobras. Quando embalados hermeticamente, praticamente todos os tipos de queijo podem ser congelados. Temos dicas sobre como podes conservar o teu queijo e sobre que tipos de queijo são melhores para congelar. O que nunca pode faltar em gratinados deliciosos, fondues ou como snack numa tarde de filmes? O queijo, é claro! Já nos aconteceu a todos não conseguirmos resistir ao queijo no supermercado ou na bancada do queijo e comprarmos mais queijo do que acabamos por usar. As sobras de queijo, quer se trate do clássico queijo gouda, do parmesão mais popular ou do saboroso queijo brie, não irão para o lixo, mas sim para o congelador! Só precisas de sacos de congelação herméticos da Albal® e dos truques e dicas certos para a congelação de sobras de diferentes queijos para poderes desfrutar do queijo posteriormente. Aqui poderás descobrir mais.

28. Fevereiro 2023, 16:43 Uh

Congelar queijo: vê como fazer!

O queijo não é todo igual. A estrutura e a consistência dos diferentes tipos de queijo são tão distintas quanto o seu sabor. Por isso, é crucial utilizar a técnica de congelação correta para que a consistência e o aroma sejam preservados após descongelar. Nós mostramos-te como podes congelar tanto queijo mole como queijo semiduro e duro utilizando os sacos de congelação herméticos da Albal®.

Tem em atenção que a estrutura do queijo se pode alterar com a congelação. Isto afeta principalmente os tipos de queijo com um elevado teor de água. É por este motivo que, geralmente, os tipos de queijo mole ficam mais sólidos com a congelação e podem esmigalhar-se facilmente. Os queijos duros e semiduros possuem um maior teor de gordura e são perfeitos para congelar.

Aqui encontras uma visão geral sobre como congelar e preparar cada tipo de queijo.

Congelar queijo mole:

Como o queijo mole, como, p. ex. o queijo brie, contém um elevado teor de água, é mais suscetível às queimaduras causadas pelo frio. Por isso, é particularmente importante utilizar uma embalagem hermética. Os sacos de congelação herméticos da Albal® ajudam a proteger o queijo de queimaduras causadas pelo frio. O queijo mole deve ser cortado em fatias finas para que não cole e seja possível descongelá-lo em porções. O queijo mole congelado é excelente para gratinar no forno e quando é derretido fica com um sabor irresistível a torrada ou tosta de queijo quente.

Congelar queijo semiduro:

Graças ao seu reduzido teor de humidade e elevado teor de gordura, os queijos gouda e edam são ótimos para congelar. Quando cortado em cubos pequenos, o teu queijo semiduro favorito é perfeito para um consumo posterior, sendo possível descongelar as porções desejadas e consumi-lo de imediato. O queijo congelado conserva-se no congelador durante até quatro meses!

Congelar queijo duro:

Quando se trata de parmesão, grana padano ou cheddar, o mais importante é congelar estes tipos de queijo sempre ralados! Caso contrário, podem começar a esmigalhar-se no congelador. Quando ralados, não só preservam a sua consistência, como também estão prontos a usar logo após a descongelação e podem ser utilizados em todo o tipo de gratinados.

Dica Albal®: Congelar Queijo

EVITAR DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Se nunca pensaste em congelar sobras de queijo, este é o momento ideal para começares. Desta forma, evitas o desperdício alimentar e tens sempre queijo em casa.

O queijo não é o único lacticínio que podes conservar por mais tempo. Já pensaste em congelar leite ou manteiga? Podes descobrir como o fazer no nosso website!

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

Quer se trate de esparguete, fusilli ou penne, a massa cozida é muito fácil de congelar e, assim, conserva-se por mais tempo.

Prepara uma sopa de legumes que aquece a alma. Congela legumes para sopa em apenas alguns passos e, assim, podes usá-los para cozinhar a tua sopa favorita rápido e facilmente.

Subtitle: O espinafre é saudável e ainda por cima delicioso, podendo ser usado como acompanhamento, em saladas ou em smoothies. Com alguns truques e dicas podes conservá-lo da forma ideal e tê-lo fresco durante mais tempo.