Início > Receitas > Pão de batata
print

Pão de batata

Faz o teu próprio pão de batata crocante

Há algo mais saboroso do que uma fatia de pão caseiro fresco e ainda quente? E pode ficar ainda melhor se aproveitares as tuas sobras de uma forma deliciosa, preparando-o com batatas do dia anterior. Nós mostramos-te como o fazer aqui nesta receita.

Um pão crocante um pouco diferente: É muito fácil fazer um pão de batata húmido e com crosta utilizando sobras de batatas e massa lêveda. Descobre agora a receita!

O inverno é a melhor altura para passarmos tempo no conforto da nossa casa e fazermos o nosso próprio pão. Queres experimentar algo diferente? O pão de batata é uma deliciosa alternativa aos pães convencionais e uma forma simples de usares batatas já cozidas ou as batatas cruas que tiveres a mais. As batatas tornam o pão húmido e ele mantém-se fresco por mais tempo. Parece-te interessante? Nós mostramos-te a receita!

Ingredientes

Para 4 pessoas
   Para 1 pão de batata:
   220 g de batatas cozidas
   12 g de fermento de padeiro fresco
   320 g de água morna
   10 g de sal
   500 g de farinha de espelta (tipo 630)
   Consejo: puedes congelar y conservar la levadura sobrante en nuestras bolsas de congelación Albal®.
Preparação
5 h
Dificuldade

Produtos sugeridos

Preparação

Passo 1

Descasca as batatas, coze-as e esmaga-as com um esmaga batatas. Deixa o puré de batata arrefecer.

Passo 2

Mistura a farinha de espelta com o sal numa bacia.

Passo 3

Dissolve o fermento de padeiro na água morna e adiciona-o à mistura de farinha de espelta e sal na bacia. Em seguida, amassa até obteres uma massa lisa.

Passo 4

Adiciona as batatas esmagadas à massa. Mistura todos os ingredientes uniformemente.

Passo 5

Cobre a massa do pão e deixa-a repousar durante 4 horas.

Passo 6

Pré-aquece o forno a 250 °C com a resistência superior e inferior ligadas

Passo 7

Amassa a massa do pão numa bancada de trabalho enfarinhada e forma um pão.

Passo 8

Reduz a temperatura para 230 °C.

Passo 9

Reveste a forma para pão com papel vegetal, coloca a massa na forma e deixa-a cozer no forno pré-aquecido durante 50 minutos.

Para que o teu delicioso pão de batata não fique colado à forma, reveste-a com papel vegetal da Albal®. Graças à sua estrutura antiaderente, é muito fácil tirar o pão cozido da forma, mantendo-o intacto e com um aspeto súper apetitoso. E o teu papel vegetal nunca mais voltará a deslizar e enrolar-se sobre si próprio constantemente. O novo e inovador papel vegetal da Albal® com parte inferior antideslizante torna a confeção no forno ainda mais fácil. Uma outra vantagem é que a forma para pão permanece limpa porque não é necessário untá-la.

Se, ao monitorizares a cozedura do pão, vires que a crosta está demasiado escura após 30 minutos, não entres em pânico! Basta cobrires a forma para pão com papel de alumínio da Albal® e continuar a cozedura tranquilamente!

Se te sobrar algum pão de batata, podes simplesmente congelá-lo nos sacos de congelação herméticos Ultra-Zip da Albal®. Assim, ele mantém-se fresco e delicioso por mais tempo.

Receita Albal® O resultado é um pão de batatas húmido com uma belíssima crosta

O pão precisa sempre de manteiga

Não há nada melhor do que uma bela fatia de pão com bastante manteiga. E, sejamos sinceros, há alguma coisa que combine melhor com um pão de batata fresco do que manteiga? E se fizesses uns saborosos rebuçados de manteiga com o nosso papel-manteiga? Se quiseres mais variedade, podes preparar, por exemplo, uma manteiga de ervas. Até podes aproveitar para usar as ervas aromáticas a mais que tiveres armazenado nos nossos sacos de congelação herméticos Ultra-Zip®; assim aproveitas as sobras e desfrutas desta delícia que se desfaz na boca e derrete o coração de qualquer um.

 

Receitas relacionadas

Todos concordamos que uma pizza vai sempre bem! Caso não haja um forno à disposição ou pretendas evitar pré-aquecer o forno e esperar, também é possível preparar uma pizza deliciosa na frigideira.

Polvilhe o seu queijo com especiarias. O forno tratará do resto!

Demasiada polenta? Isso não existe. A sêmola de milho consegue ser igualmente saborosa no dia seguinte quando transformada em deliciosas batatas fritas.