O que significa reciclável?

Acreditamos que uma economia circular contribui significativamente para um mundo mais sustentável. Uma parte importante da economia circular é a reciclagem, ou seja, o reprocessamento de materiais valiosos para fazer algo novo. Queremos que os nossos produtos sejam fabricados a partir de recursos sustentáveis e que no final da sua vida útil sejam utilizados como matéria-prima para fabricar outros produtos novos. Desta forma, podem ser perfeitamente integrados no círculo da reciclagem.

A reciclagem como parte da economia circular

Existem três fatores que são importantes para garantir que a reciclagem seja parte da economia circular: o progresso das tecnologias de reciclagem, a capacidade de eliminar os materiais de acordo com o seu valor e a reciclabilidade dos materiais utilizados. Como produtores, temos uma maior capacidade de ter impacto no último destes fatores mencionado.

Materiais recicláveis

Um produto é considerado reciclável dependendo dos materiais utilizados para o seu fabrico. Quanto mais puro for o material, mais fácil será a sua reciclagem. Como é o caso, por exemplo, do alumínio que utilizamos para fabricar o nosso papel de alumínio. A situação é mais complexa no caso de muitos plásticos. Os plásticos podem dividir-se aproximadamente em três grupos.

Reciclagem de plásticos

O primeiro grupo são os plásticos que são fáceis de classificar e reciclar. Por esse motivo, estes plásticos são os mais utilizados.

Em teoria, os plásticos do segundo grupo poderiam ser reciclados, mas, como existem apenas em pequenas quantidades, tal não é feito. Os plásticos que não podem ser reciclados, porque as suas propriedades químicas e físicas não o permitem, são os que fazem parte do terceiro grupo. Portanto, apenas classificamos o primeiro grupo como reciclável.

Reciclagem na Albal®

Um exemplo do primeiro grupo de plásticos é o material da nossa película aderente. Algumas películas aderentes são compostas por várias camadas que são difíceis de reciclar ou são feitas de plásticos não recicláveis. A película aderente da Albal® é feita de polietileno, um plástico altamente reciclável que requer apenas alguns aditivos.

Trabalhamos constantemente para aumentar a quantidade de produtos de plástico da nossa gama que sejam fáceis de separar e reciclar. Também nos esforçamos por reduzir a quantidade de plásticos, e na verdade de todos os materiais, que são difíceis de reciclar. Desta forma, queremos fomentar a economia circular e contribuir para a redução da incineração ou da eliminação de matérias-primas valiosas.

Formas de apoiar os nossos processos de reciclagem

Também pode apoiar os nossos esforços de reciclagem. A eliminação correta dos nossos produtos depois de serem usados é tão importante quanto o uso de materiais recicláveis para os fabricar. Em toda a Europa, cada país e região tem diferentes sistemas e diretrizes de eliminação. Cada país trata a reciclagem de forma diferente. Entre em contacto com a empresa local de gestão de resíduos ou com a administração central ou regional para obter mais informações sobre as recomendações locais de reciclagem. Elimine os nossos produtos de acordo com essas recomendações para que possa reciclar a maior quantidade possível!