Início > Tips & Tricks > Dicas frescas e sumarentas contra o desperdício alimentar
print

Dicas frescas e sumarentas contra o desperdício alimentar

Assim, nunca mais terá de deitar fora fruta demasiado madura e restos de fruta!

Bagas frescas recentemente colhidas, pêssegos sumarentos, peras rosadas e muito mais – o verão oferece-nos imensas delícias doces. Contudo, é frequente que, nos dias quentes de verão, a fruta demasiado madura não seja comida atempadamente e seja, por fim, deitada fora. Com um simples truque, os seus preciosos alimentos nunca mais irão para o lixo e terá sempre à mão a sua fruta preferida, mesmo durante o verão! A maioria das frutas pode ser mantida congelada até um ano. Hoje vamos mostrar-lhe como congelar devidamente os restos de fruta para facilitar o seu dia a dia e evitar o desperdício alimentar.

26. Julho 2021, 17:50 Uh

Quais frutas posso congelar?

Antes de congelar, tenha em mente que nem todas as frutas podem ser congeladas ou serem saboreadas frias.

 

Estas frutas podem ser colocadas no congelador:

  • Frutas com caroço: Alperces, ameixas, pêssegos, cerejas (não se esqueça de remover previamente o caroço e, opcionalmente, polvilhar com solução açucarada)
  • Bagas: Groselhas, framboesas, morangos
  • A fruta que contém água, por exemplo, maçãs, adquire uma consistência pastosa após o descongelamento. Isto pode ser evitado se reduzir as frutas a puré ou se as cortar em porções antes de as congelar. Com o fecho seguro SafeLoc®, que pode ser fechado repetidamente, é possível acondicionar purés de fruta de forma segura.
  • Ruibarbo
  • Bananas (cortar ou esmagar as bananas e espremer sumo de limão por cima delas, caso contrário, ficarão castanhas. É assim que se faz.)

 

Estas frutas não devem ser congeladas no congelador:

  • Uvas
  • Melancia

Estas frutas não toleram as temperaturas frias, uma vez que perdem a sua consistência.

  

Bem classificado = preparado rapidamente

Não se esqueça de mais nada, não deite mais nada fora! Dedique alguns minutos para identificar a fruta com um marcador antes de a congelar. A área prevista para a identificação nos sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® da Albal® oferece espaço suficiente para tal. Dessa forma, mesmo meses mais tarde, saberá exatamente qual o conteúdo dos sacos. Não se esqueça de anotar a data de congelação para que possa sempre saber se os alimentos estão frescos. Se frequentemente se esquecer do que está dentro do seu frigorífico, pode guardar pequenos lembretes no seu telemóvel, que lhe permitam saber quais os alimentos que devem ser consumidos num futuro próximo, de modo a que não tenham de ir para o lixo.

Aqui está um resumo do período de conservação da fruta no congelador:

  • Alperces: 540 dias
  • Ameixas: 360 dias
  • Pêssegos: 300 dias
  • Cerejas: 540 dias
  • Groselhas: 360 dias
  • Framboesas: 720 dias
  • Morangos: 360 dias
  • Maçãs: 360 dias
  • Ruibarbo: 300 dias
  • Bananas: 60 dias

 

Dica: Também pode dividir em porções misturas de ingredientes inteiros, adequadas para batidos ou smoothie bowls, que só precisam de ser colocadas no misturador com um pouco de leite ou água. Isto irá poupar-lhe muito trabalho e tempo no seu próximo pequeno-almoço.

 

Acumular os restos compensa!

Fez demasiada salada de frutas para o último piquenique? Sobraram ameixas da última vez que fez um bolo? Em vez de deitá-los ao lixo, pode facilmente acumular os restos da fruta num saco de congelação hermético Ultra-Zip® Albal® extra para restos. Vai-se surpreender o quão rapidamente ele se enche! Pode então processar a mistura de diferentes frutas, fazendo, por exemplo, mousse ou smoothies, e assim criar combinações de sabores completamente novas. A sua nova receita favorita pode ser criada acidentalmente!

A época de verão é a época das bagas

Adoce o seu verão com uma variedade colorida de bagas congeladas. Elas são ótimas não só como ingrediente para bebidas frescas de frutas de verão, mas também como cobertura na sua tigela de pequeno-almoço. Há um truque simples para que as bagas não se esmaguem e mantenham a sua forma: Lave bem as bagas, espalhe-as num prato ou bandeja e congele-as no congelador durante cerca de 24 horas, antes de as transferir para um saco de congelação hermético Ultra-Zip® Albal® adequado. Pronto! Se colocadas em sacos de congelação herméticos, as bagas podem ser guardadas de uma forma particularmente económica em termos de espaço, pelo que encontrará espaço suficiente para mais algumas bagas, mesmo nos compartimentos de congelação mais pequenos.

Quer mais algumas dicas práticas para o verão? Aqui aprenderá como tornar o seu próximo piquenique ainda mais delicioso e simples.

Congelar fruta corretamente de maneira fácil, segura, económica em termos de espaço com os sacos Ultra-Zip® Albal®
Os sacos de congelação Ultra-Zip® são perfeitos para congelar bagas frescas: económicos em termos de espaço e seguros.

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

Prepara uma sopa de legumes que aquece a alma. Congela legumes para sopa em apenas alguns passos e, assim, podes usá-los para cozinhar a tua sopa favorita rápido e facilmente.

Mergulha no mundo aromático único da cozinha asiática! Esta marinada deliciosa convence com o seu sabor autêntico condimentado e dá à tua carne ainda mais ternura graças a um ingrediente secreto.

É necessário cozer o feijão verde antes de o congelar? Qual é a vida útil do feijão congelado? Existe algum aspeto que precise de especial de atenção? Explicamos passo a passo como o congelar.