Início > Tips & Tricks > Conservar as ervas corretamente: Como mantê-las frescas por mais tempo
print

Conservar as ervas corretamente: Como mantê-las frescas por mais tempo

As ervas frescas de jardim acrescentam um sabor muito especial à comida no verão. Mas como posso fazê-las durar mais tempo? Estas dicas podem ajudá-lo!

O que seria de uma focaccia sem alecrim ou de um risotto de cogumelos sem salsa? As ervas frescas conferem às nossas receitas favoritas um toque especial. Infelizmente algumas preciosas ervas de jardim são deitadas ao lixo, uma vez que estas são extremamente sensíveis ou não são consumidas atempadamente. Mas a partir de agora isso nunca mais irá acontecer! Vamos revelar-lhe como pode armazenar ou congelar ervas aromáticas corretamente e, assim, desfrutá-las mesmo depois do fim do verão. Qual é a maior vantagem? As ervas mantêm o seu aspeto fresco, como se tivessem acabado de ser colhidas do jardim, e agradam-nos com os seus típicos sabores, mesmo depois de vários dias ou semanas. E, ao mesmo tempo, é evitado o desperdício alimentar.

20. Agosto 2021, 08:52 Uh

Como preparar de forma correta

A preparação é o mais importante! Para que possa manter as ervas frescas de forma eficaz, deve ter em conta alguns aspetos:

  • Após a compra ou colheita deve, em primeiro lugar, remover todas as folhas murchas ou secas.
  • Pode encurtar um pouco as pontas de um ramo de ervas.
  • Não se esqueça de as lavar rigorosamente (de preferência com água fria a morna)!
  • Secá-las completamente com papel de cozinha ou com um escorredor de salada.

As ervas podem ser mantidas frescas e armazenadas, de forma simples e económica em termos de espaço, em película aderente Albal® ou em sacos de congelação herméticos Ultra-Zip® Albal® com fecho de correr, até duas semanas.

Quais ervas são adequadas para a congelação?

Em princípio, pode congelar todas as ervas. A maioria das variedades de ervas mantêm o seu aroma típico mesmo depois de congeladas e podem, assim, ser conservadas sem qualquer problema. 

Las hierbas se conservan congeladas hasta 12 meses si se guardan correctamente.

Quais ervas são adequadas para secar?

Geralmente, todas as variedades de ervas com folhas firmes podem ser secas sem qualquer problema e, mesmo quando secas, conseguem-nos conquistar com o seu sabor especial. Estas incluem ervas como alecrim, coentro, tomilho, manjericão, orégãos, menta, endro, entre outras. Pode secar as ervas ao ar ou no forno. As ervas secas são ideais para um delicioso sal de ervas ou como destaque decorativo para a próxima mesa de jantar.

 

Secar ao ar

Para secar as ervas ao ar, deve amarrá-las num ramo compacto. De seguida, pode pendurá-las de cabeça para baixo no teto. Um espaço escuro e bem ventilado seria o ideal para o efeito. A secagem dura aproximadamente 8 dias, dependendo do ambiente e da variedade de ervas.

Secar no forno

Quem não tiver espaço ou tempo, pode escolher a maneira mais rápida, utilizando um forno. Para o efeito, espalhar as ervas lado a lado num tabuleiro coberto com papel vegetal Albal® e secar a um máximo de 40 graus, com a resistência superior e inferior ligadas, durante aproximadamente 5 horas. É importante que o forno permaneça entreaberto.

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

Conserva os brócolos cozidos no congelador

O final do verão assinala o final da época da beringela, mas isso não significa que não possas continuar a fazer mussaca ou outras receitas deliciosas! Se congelares este legume corretamente, poderás continuar a usá-lo nos meses seguintes.

Ter de deitar pão ao lixo porque ficou seco ou duro é uma situação desagradável e não tem de ser assim. O pão pode ser congelado muito facilmente. Dê uma vista de olhos aos nossos conselhos!