Início > Tips & Tricks > Congelar beringelas corretamente
print

Congelar beringelas corretamente

O final do verão assinala o final da época da beringela, mas isso não significa que não possas continuar a fazer mussaca ou outras receitas deliciosas! Se congelares este legume corretamente, poderás continuar a usá-lo nos meses seguintes.

À semelhança das curgetes e dos tomates, a altura em que as beringelas mais crescem é o verão. Isso é perfeito tendo em conta que elas ficam deliciosas tanto grelhadas como em saladas. Infelizmente, a época da beringela acaba quando nos aproximamos do outono. No entanto, é muito fácil conservar este tipo de legume, basta congelá-lo. É extremamente simples e com estas dicas irás conseguir fazê-lo sem quaisquer problemas.

04. Outubro 2022, 13:32 Uh

Esta é a forma correta de congelar beringelas

Geralmente, deves congelar as beringelas em porções para que as possas descongelar e usar posteriormente de uma forma flexível. Se as quiseres congelar e poupar espaço, recomendamos que escaldes o legume cortado em rodelas antes de o congelares. Isto é rápido e fácil com estes truques e dicas:

  1. Lava, descasca e corta as beringelas em rodelas com aprox. 8 mm de espessura. Atenção: cozinha este legume imediatamente, caso contrário ele ficará castanho muito rapidamente!
  2. Em seguida, ferve 2 a 3 l de água numa caçarola; ajusta a quantidade de água consoante a quantidade de beringelas que tiveres. Agora adiciona 200 a 300 ml de sumo de limão à caçarola. Isto impede a alteração da cor das rodelas. Em seguida, escalda cada porção de beringelas durante aprox. 2 minutos.
  3. Agora retira as rodelas da caçarola cuidadosamente e mergulha-as em água gelada durante 5 minutos. Após as escorreres, podes colocá-las no congelador em sacos Ultra-Zip® da Albal®, assim não haverá libertação de odores nem vazamentos. Elas conservam-se no congelador durante até 9 meses!
Congelar beringelas em sacos de congelaçao Ultra-Zip® de Albal®

Além disso, também podes congelar beringelas já preparadas e cozinhadas. Basta cortá-las em cubos pequenos, salteá-los, estufá-los ou assá-los e armazená-los no congelador em sacos Ultra-Zip® da Albal® após arrefecerem.

A aplicação Foodsaver da Albal® indica-te, o mais tardar, após nove meses, quando deves descongelar e consumir as beringelas congeladas.

Queres mais truques e dicas acerca do tema “congelar corretamente”? Passa por aqui: nós já reunimos alguns para ti.

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

A carne picada também pode ser congelada, sendo assim conservada durante mais tempo. O nosso conselho diz-lhe como o fazer corretamente e quanto tempo pode conservá-la no congelador.

Ter de deitar pão ao lixo porque ficou seco ou duro é uma situação desagradável e não tem de ser assim. O pão pode ser congelado muito facilmente. Dê uma vista de olhos aos nossos conselhos!

Os pratos de arroz são ótimos para o dia a dia, mas cozer arroz é muito complicado e moroso. Já sabias que também é possível congelar arroz?