Início > Tips & Tricks > Conselhos da Albal® para uma correta conservação fora do frigorífico
print

Conselhos da Albal® para uma correta conservação fora do frigorífico

Mantenha os seus alimentos frescos e com todo o seu sabor

Sabe quais são as características de conservação dos alimentos? A data de caducidade ou a temperatura a que se encontram os alimentos na despensa são fatores muito importantes. Para evitar que se estraguem e fiquem contaminados com bolor ou por insetos, poderá utilizar alguns produtos como o papel de alumínio da Albal® ou os sacos Ultra-Zip® da Albal® para armazenar hermeticamente as embalagens abertas.

26. Outubro 2020, 14:39 Uh

Em geral

Uma despensa ou um armário são excelentes locais de armazenamento, desde que se mantenham sem luz e estejam bem ventilados.  Os produtos secos devem ser armazenados com uma humidade máxima de 70% e uma temperatura entre os 15 e os 20 °C. Para uma boa organização, é útil agrupar os produtos por tipo e colocá-los em diferentes compartimentos, por exemplo, o arroz e a massa num compartimento, e os enlatados noutro. É importante proteger os alimentos armazenados da luz em frascos de vidro. Certifique-se de que armazena os produtos novos no fundo, ou na estante mais baixa, para utilizar os produtos mais antigos em primeiro lugar. Os pacotes abertos pode ser armazenados hermeticamente em sacos Ultra-Zip® da Albal®.

Data de validade

Excetuando o açúcar, todos os produtos secos têm uma data de validade ou data de consumo preferencial, que deve ser tida em conta. Deve consultar a data de validade dos alimentos com regularidade. Os sacos de congelação da Albal® e os sacos Ultra-Zip da Albal® facilitam a tarefa, já que têm espaços reservados onde pode escrever o conteúdo, a quantidade e a data de armazenamento ou de validade. Não necessita de uma caneta especial para o fazer, uma esferográfica comum é suficiente.

Por vezes, a data de validade da embalagem não é suficiente para assegurar que os alimentos estão nas melhores condições. Se os alimentos estiverem contaminados com bolor ou insetos devem ser eliminados imediatamente. Depois de os eliminar, deve limpar cuidadosamente a prateleira ou gaveta em que se encontravam. Da mesma forma, deve desconfiar se a embalagem tiver ar ou se as tampas dos frascos não estiverem fechadas em vácuo. Nestas condições, não deverá comer o conteúdo.

Informações importantes sobre alguns alimentos

Onde deve armazenar a noz moscada ou as folhas de louro até voltar a utilizá-los? As especiarias inteiras, não moídas ou em embalagens abertas podem ser armazenados na perfeição em sacos com fecho Zipper® da Albal®: basta guardar individualmente em sacos. Escreva o conteúdo na área de etiqueta do saco e, para uma melhor conservação, guarde num recipiente fechado ou caixa.

Existem diferenças sobre como se deve conservar bolos e bolachas: as bolachas, especialmente as que têm frutos secos, mantêm-se crocantes e saborosas quando envolvidas em papel de alumínio da Albal®.  Pelo contrário, os macarons e outras bolachas suaves mantêm a sua consistência quando são envolvidas ou cobertas com película aderente da Albal®.

Os alimentos que se utilizam diariamente, mas não se guardam no frigorífico, também necessitam de conservação. Por exemplo, o pão de forma ou fatiado mantém a sua frescura quando guardado nos sacos Zipper® da Albal®.  Deve guardar cebolas e alhos num lugar escuro e seco. Se não tiver um espaço com estas condições, também os pode colocar num saco para legumes da Albal® e guardá-los na gaveta dos legumes do frigorífico. Armazenar corretamente farinha, cereais, etc. é muito importante. Estes produtos necessitam de um lugar fresco e seco.  O nosso conselho: encha um saco da Albal® com sal grosso, faça orifícios no saco com uma agulha fina e coloque-o junto a estes alimentos. O sal absorverá a humidade do ar.

Infográfico - Conselhos da Albal® para uma correta conservação fora do frigorífico

Produtos sugeridos

Isto também lhe poderá interessar

Conservar ameixas frescas: com apenas alguns passos, terás sempre ameixas prontas a usar no congelador.

Use papel de alumínio da Albal®!

Comprou manteiga e agora tem de a armazenar? Ou sobrou um bocado no frigorífico? Não há problema, a manteiga pode ser perfeitamente congelada.